Valinhos

Valinhos aumenta em 1.320% o número de castrações oferecidas gratuitamente

Dados foram divulgados em balanço do Bem-Estar Animal; próximo mutirão de castração de cães e gatos está previsto para fevereiro

Somente nos três últimos anos, a equipe do Bem-Estar Animal contabilizou o aumento de 1.327% no número de castrações oferecidas gratuitamente pela Prefeitura de Valinhos nos últimos 3 anos. A cidade saiu de 114 cirurgias, em 2020, para 1.513 castrações totais realizadas até o fim de 2023.

De acordo com a diretora do Departamento de Defesa Animal da Prefeitura de Valinhos, Perla Gonçalves Couto, o município passou de 114 cirurgias em 2020 para 680 em 2021, 917 em 2022 e até dezembro de 2023 foram feitas 1.513 castrações. “Desse montante, 509 foram em cadelas, 269 em cães machos, 415 em gatas e 320 gatos”, informou.

O índice inclui as realizadas em clínica contratada pela Prefeitura e, também, englobam as realizadas pelo inédito ‘Castramóvel’. O mutirão itinerante foi lançado em agosto de 2023 pela Prefeitura de Valinhos e já atendeu 585 animais nas três primeiras etapas, realizadas durante o ‘Valinhos em Ação’.

“Esse serviço itinerante promove a saúde e o bem-estar dos animais, coibindo a procriação indiscriminada de cães e gatos que acabam, em boa parte, abandonados ou negligenciados”, explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rafael Bassi.

A ideia da ação é também conscientizar a população sobre os benefícios da castração. “Já observamos aumento na procura pela cirurgia, que também já é oferecida gratuitamente no decorrer do ano em clínica veterinária contratada pela Prefeitura. Todos os pets castrados recebem chip de identificação”, complementou Bassi.

O serviço móvel de castração de pets foi contratado de forma inédita pela atual gestão e chegou à cidade por meio de emenda impositiva do vereador César Rocha. O próximo castramóvel está programado para acontecer em 24 e 25 de fevereiro.

Outros atendimentos

A equipe do Bem-Estar Animal também fez outras ações e importantes atendimentos em 2023.

No balanço divulgado pela equipe nesta terça-feira, dia 9, consta que no decorrer do último exercício foram atendidas 564 solicitações para averiguação de denúncia de maus-tratos e outros por meio do 156 ou do eOUVE.

Além de 267 atendimentos veterinários, também foram realizados mais de 20 eventos de adoção em parceria com escolas, agropets e eventos culturais com o objetivo de promover adoção responsável e consciente.

No total, 185 animais – vítimas de maus-tratos ou abandono – foram resgatados, sendo 71 cães e 114 gatos. Destes, 105 foram adotados, entre eles 43 cães e 62 gatos. “Atualmente estamos com 44 animais alojados, sendo 18 cães machos adultos, 11 gatos machos adultos, quatro cadelas adultas, dez gatas adultas e um cão filhote. Todos disponíveis para adoção responsável”, destacou a diretora do Departamento de Defesa Animal, Perla Gonçalves Couto.

Os interessados em adotar os pets disponíveis para adoção, podem entrar em contato com o Bem-Estar Animal, por meio do telefone 3829-2197.

 

COMPARTILHE NAS REDES