Saúde

Confira dicas de como higienizar garrafas de água para evitar bactérias

As garrafinhas de água se tornaram um item indispensável no dia a dia de muitas pessoas, porém, poucas são aquelas que se atentam à necessidade de higienizá-las corretamente. A falta de limpeza adequada permite a proliferação de bactérias, representando um sério risco à saúde.

A água parada e o calor formam um ambiente propício para o crescimento microbiano. Estes microrganismos podem causar doenças gastrointestinais e até mesmo casos mais graves de intoxicação alimentar.

O material da garrafa também influencia na prevenção de contaminações. O vidro e o aço inoxidável são os mais recomendados, pois são materiais mais duradouros e fáceis de limpar em comparação com os plásticos.

Para evitar a contaminação, a Dra. Juliana Oba, patologista clínica do laboratório DMS Burnier, cita 4 dicas de higienização:

  1. Lave uma garrafa diariamente com água e sabão neutro;
  2. Utilize uma escova específica para limpar locais de difícil acesso;
  3. Enxágue bem uma garrafa para remover resíduos de sabão;
  4. Deixe-a secar completamente ao ar antes de reutilizá-la.

Segundo a especialista, “a higienização correta é fundamental para garantir a segurança e a saúde de quem utiliza. Ao adotar procedimentos simples, podemos prevenir a proliferação de bactérias e manter a qualidade da água que consumimos no nosso dia a dia”.

COMPARTILHE NAS REDES