Valinhos

Programa inétido de Cuidados Paliativos será implantado em Valinhos

Público-alvo inicial são pacientes oncológicos; atendimentos serão realizados no CEV II

O “PaliaSus Valinhos”, Programa Municipal de Cuidados Paliativos inédito na região, será implantado em Valinhos a partir da próxima quarta-feira, dia 8. Os atendimentos serão oferecidos aos pacientes oncológicos no Ambulatório de Cuidados Paliativos dentro do Centro de Especialidades (CEV II).

“Além de enfrentarmos problemas estruturais também na área da saúde e zerarmos várias filas, a criação de um programa como esse, com recursos próprios, consolida outro objetivo: proporcionar serviço público de qualidade e humanizado aos valinhenses”, afirma a prefeita Capitã Lucimara de Godoy.

O programa desenvolvido pela Secretaria de Saúde consiste em um conjunto de abordagens que busca melhorar a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares diante de uma doença que ameace a vida, por meio de prevenção e alívio do sofrimento e de identificação precoce, avaliação e tratamento da dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.

Os atendimentos serão realizados por uma equipe multiprofissional formada por assistente social, médico especialista em cuidados paliativos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas.

Inicialmente, o público-alvo são os pacientes oncológicos que moram em Valinhos. Balanço divulgado pela pasta mostra que, entre janeiro a agosto deste ano, 92 pessoas iniciaram tratamento contra o câncer no município. O atendimento estará disponível para os pacientes com condições de locomoção e que não fazem uso de dispositivos municipais. Caso contrário, continuarão sendo assistidos pelo Programa Melhor em Casa.

O encaminhamento deverá ser realizado por toda a rede de saúde do município, inclusive os serviços de urgência e emergência, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a Santa Casa, e os hospitais de referência em oncologia da região. “Receberemos encaminhamentos de pacientes valinhenses que procuraram o atendimento em outros municípios também. A partir disso, será feita uma triagem para definição do plano de cuidados de acordo com as necessidades de cada um”, explica o secretário da pasta, João Gabriel Vieira.

Os pacientes serão agendados e os atendimentos acontecerão sempre às quartas-feiras, das 13h às 17h. O Centro de Especialidades (CEV II), sede do Ambulatório de Cuidados Paliativos, fica localizado na Rua João Bissoto Filho, nº 21 – Ortizes.

COMPARTILHE NAS REDES