Valinhos

Plantios compensam podas e remoções de árvores doentes

Quase 2 mil mudas foram plantadas no Jardim São Marcos e Novo Milênio


A Prefeitura de Valinhos vem realizando vários plantios de árvores nativas em áreas verdes públicas com ausência de vegetação. A ação visa compensar podas e remoções de espécies doentes, que vêm sendo realizadas em alguns pontos da cidade. É válido destacar que todas as árvores que passam por intervenções têm previamente uma avaliação e emissão de laudo técnico por engenheiro agrônomo.

Segundo a Secretaria de Serviços Públicos recentemente foram plantadas mil árvores no sistema de lazer no Jardim São Marcos e outras 450 em área verde do Jardim Novo Milênio. Entre as espécies estão cedros, jequitibás, ipês, ingás e aroeiras.

Além do plantio, a ação da Secretaria de Serviços Públicos inclui acompanhamento das mudas e manutenção periódica, evitando ataques de formigas e demais insetos, mantendo o solo úmido e com mato baixo, substituindo as mudas que não prosperarem por outras.

MUDAS DISPONÍVEIS

O Viveiro Municipal, da Secretária de Serviços Públicos, fornece mudas de plantas ao plantio aos moradores interessados. Ele fica na Rua Americana, nº 490, no Jardim Imperial.

Cada munícipe pode retirar até cinco mudas específicas para arborização urbana, escolhendo entre as seguintes espécies: Ipê-branco, Ipê-amarelo, Cambuci, Pau-brasil, Oiti, Aroeira-pimenteira, Jabuticaba, Pitanga, Resedá, Aroeira-salsa e Ipê-roxo.

Além de doar as mudas, a Secretária de Serviços Públicos orienta a espécie adequada a cada local. “A muda correta para frente de cada casa vai depender da largura da calçada, da fiação, de estruturas próximas, e de outros fatores, mas explicamos ao morador conforme a sua busca e necessidade aqui na secretaria”, disse o secretário da pasta, Mario Ivo Mengon.

COMPARTILHE NAS REDES