Valinhos

Obra do futuro viaduto na região do Bom Retiro aguarda novos estudos

Rumo Logística afirma que serão necessários novos estudos em função do projeto do TIC – Trem Intercidades. Obra está orçada em R$ 21 milhões e irá impactar diretamente todo o sistema viário da região

A obra de construção do futuro viaduto rodoviário entre a Rua Antônio Luís Gabetta e a Avenida Paulista, sob a via férrea, na região do Bom Retiro, ainda não tem data para começar  conforme informou a empresa Rumo Logística, concessionária das ferrovias que cortam o Estado de São Paulo e responsável pela obra.

Orçada em R$ 21 milhões, as obras deveriam ter sido iniciadas no começo do segundo semestre de 2022, mas atrasou em função da realização de “análises para a elaboração do projeto executivo referente às obras”. O projeto, de acordo com a própria Concessionária, já está aprovado pelo DNIT, assim como o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA.

Na semana passada a Rumo Logística anunciou o início das obras de construção do viaduto na Avenida João Argenton entre a ferrovia e a via municipal, na cidade de Sumaré. O projeto da obra foi apresentado em março e sete meses depois as obras foram iniciadas. Sumaré será beneficiada com três novos viadutos, sendo dois na região central da cidade e outro na região do Picerno.

Em função desse anuncio, a reportagem da Folha de Valinhos entrou em contato a assessoria de imprensa da Rumo Logística para saber sobre a previsão de início das obras do viaduto de Valinhos; se já foram definidos o detalhamento e cronograma dos trabalhos uma vez que a empresa deu início a construção de obra semelhante na cidade de Sumaré.

Em uma resposta vaga e sem nenhuma data, a empresa se posicionou “após análises técnicas, foi detectada a necessidade de ajustes no projeto atual da obra com o futuro Trem Intercidades (TIC) em Valinhos.

Serão realizados novos estudos que atendam aos pré-requisitos de compatibilização, de forma que Rumo e ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) avaliem juntos quais serão os próximos passos, bem como o cronograma da execução da obra”.

Em que pese Sumaré ter o maior porto seco da América Latina, onde há grande movimentação de trens, a construção do viaduto na região do Bom Retiro, para que os carros e pedestres não mais utilizem a passagem sobre a linha férrea, é uma das obras de mobilidade urbana mais aguardada no município.

O novo viaduto irá impactar diretamente em todo sistema viário do seu entorno, como as Ruas Treze de Maio, Antônio Carlos, João Bissoto Filho, Luís Bissoto e Avenida Paulista, lembrando também que existe no atual Plano Diretor a construção de uma ligação da Avenida Paulista com a Avenida dos Imigrantes, margeando a via férrea dentro da área da antiga Rigesa.

Em 2020, houve a renovação antecipada da Malha Ferroviária Paulista e a Rumo assinou um novo contrato com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), renovando o serviço por mais 30 anos, onde a Rumo Logistica assumiu o compromisso de realizar obras de infraestrutura em mobilidade urbana em diversos municípios paulistas por onde passa sua malhar ferroviária.

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