Valinhos

Dia de D de Combate à Dengue: Valinhos promove ações em vários pontos da cidade

Cidade contabiliza até este sábado, dia 16,  1.371 casos positivos da doença. Medida segue recomendação Grupo de Vigilância Epidemiológica da região de Campinas

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Saúde, realizou neste sábado (16) um mutirão de combate à dengue. A ação teve início às 8 horas, em frente ao Paço Municipal, com a entrega de dois novos veículos para uso nas ações de enfrentamento à doença. Depois, as frentes de trabalho foram divididas para ações de conscientização nas regiões Centro, São Cristóvão, Vila Angeli e Jardim São Marcos.

Na região Central foi montada uma tenda no Largo São Sebastião, onde os agentes de Saúde puderam compartilhar informações com a população, alertando sobre o perigo da doença e como eliminar o mosquito Aedes aegypti. No terminal rodoviário a equipe também esteve presente fazendo esse mesmo trabalho. Nos dois espaços – e também no CACC e ruas da região Central – foram realizadas a entrega de materiais informativos e feitas orientações aos cidadãos.

“A maneira mais eficaz e comprovada de combate à doença é a eliminação de criadouros. Todos devem olhar seus quintais, verificar seu próprio imóvel. Se existe ali algum material que possa estar com água parada, elimine imediatamente”, disse o secretário de Saúde, João Gabriel Vieira, durante a ação.

Na Avenida Paulista (sentido Centro) e na Avenida Don Nery com a Avenida Tiradentes foram realizadas blitz educativas, com a exibição de faixas e entrega de materiais de conscientização aos motoristas.

A equipe também fez a entrega de materiais educativos em semáforo da Rua Paulo Setúbal, na Avenida Onze de Agosto com Avenida Rigesa, e na região do Jardim São Marcos. A Guarda Civil Municipal ainda realizou neste sábado (16) a busca ativa com o auxílio de drone. Foram monitoradas as áreas próximas à Santa Casa de Valinhos, incluindo as regiões do Colina dos Álamos, Lausanne, Chácara Flora, Parque Nova Suíça e Vila Angeli.

Participaram do mutirão representantes de todas as secretarias municipais, DAEV e Valiprev. A Secretaria de Saúde esteve com 12 agentes para orientar e coordenar as abordagens. A Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e a Secretaria de Mobilidade Urbana também deram apoio às atividades.

Cata-bagulho

A Prefeitura de Valinhos também anunciou nesta semana a Operação Cata-Bagulho, que ocorrerá a partir da próxima segunda-feira (18), iniciando por três bairros: Parque Portugal, Parque das Colinas e Frutal. Geralmente promovida no segundo semestre do ano, a ação foi antecipada atendendo à solicitação do Comitê Municipal de Prevenção e Controle de Antropozoonoses, para auxiliar no combate à dengue.

No total o cronograma da Operação Cata-Bagulho 2024 somará 15 semanas até o fim do mês de junho. Serão contemplados 151 bairros, além do Centro de Valinhos. O recolhimento nos bairros da primeira semana – Parque Portugal, Parque das Colinas e Frutal – será realizado até o próximo dia 21.

Já a segunda semana do cronograma corresponde à última do mês de março, entre os dias 25 e 28, e vai abranger nove bairros: Jardim Nova Espírito Santo, Cocais, Capuava, Fonte Mécia, Jardim Centenário, Jardim Maria Rosa, Ana Carolina I, Ana Carolina II e Residencial Água Nova.

Educação

A partir da próxima semana, as Secretarias de Educação e Saúde intensificarão as ações de conscientização dos alunos da Rede Municipal de Ensino. O objetivo é instigar e transformar os estudantes em verdadeiros agentes de combate à dengue.

Os estudantes também receberão material educativo da Secretaria da Saúde. As ações de conscientização contam com o apoio dos Departamentos de Vigilância em Saúde e de Vigilância em Zoonoses.

Comitê

Valinhos criou na última terça-feira (12) o Comitê Municipal de Prevenção e Controle de Antropozoonoses. O grupo acompanha e estabelece estratégias e ações voltadas à prevenção da dengue e outras arboviroses, além de ampliar medidas de enfrentamento à doença.

COMPARTILHE NAS REDES