Valinhos

Câmara aprova projeto que abre caminho para a chegada da tecnologia 5G em Valinhos

A Câmara Municipal aprovou na última terça-feira, dia 31, o PL 118/2023, de autoria da prefeita Capitã Lucimara (PSD), que irá permitir que Valinhos entre na era da tecnologia 5G com a instalação de infraestrutura de suporte para instalações que incluem antenas, torres, fibra óptica e outros equipamentos, que precisam ser instalados em locais estratégicos para garantir a cobertura eficiente do sinal 5G em toda a cidade.

A aprovação do projeto era requisito fundamental para a chegada da tecnologia 5G em Valinhos, pois ela atualiza a chamada “Lei das Antenas”, que determina onde as novas antenas poderão ser instaladas, o que dá segurança às operadoras de telecomunicações para a realização dos investimentos necessários na infraestrutura da rede, já que o 5G exige até 10 vezes mais antenas que o 4G.

Para que o projeto de Lei pudesse ser encaminhado à Câmara uma fase importante no processo era a liberação da frequência necessária para a conexão, feita Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), já foi superada por Valinhos, que tem a frequência de 3,5 GHz liberada de acordo com o site da ANATEL e que será de responsabilidade das operadoras Claro, Telefônica e TIM.

Até setembro deste ano 128 cidades paulistas já tinham disponível a tecnologia 5G, segundo dados da  Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e a InvestSP,

Com a chegada da internet 5G – que vai oferecer uma navegação até 100 vezes mais rápida – será possível introduzir novas tecnologias de monitoramento e gestão inteligente da cidade, possibilitando melhorias na eficiência dos serviços públicos, na segurança e no bem-estar dos cidadãos.

Segundo a prefeita, com a implantação do 5G, será possível introduzir novas tecnologias de monitoramento e gestão inteligente da cidade, possibilitando melhorias na eficiência dos serviços públicos, na segurança e no bem-estar dos cidadãos.

“Além disso, no âmbito social, a tecnologia 5G também trará importantes benefícios coletivos. Com uma conexão ultrarrápida de internet, a população terá acesso facilitado a serviços digitais”, completa.

COMPARTILHE NAS REDES