Terceiro Setor

Famílias Acolhedoras: Um lar temporário de amor e cuidado

No Dia Mundial do Acolhimento Familiar a Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos celebra os feitos do seu programa de acolhimento

O Dia Mundial do Acolhimento Familiar é celebrado anualmente no dia 31 de maio. Esta data visa aumentar a conscientização sobre a importância do acolhimento familiar como uma forma de garantir que crianças e adolescentes que não podem viver com suas famílias biológicas, por diversos motivos, tenham a oportunidade de crescer em um ambiente familiar seguro, estável e acolhedor.”

O Serviço de Acolhimento Familiar em Valinhos conta com o trabalho dedicado de famílias dedicadas que oferecem um lar temporário para crianças afastadas de seu convívio familiar por terem seus direitos violados. Esse serviço é uma política pública prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e visa garantir o direito à convivência familiar e comunitária. O objetivo é proporcionar um cuidado temporário e individualizado, enquanto se trabalha para o retorno à família de origem, família extensa ou colocação em família substituta.

Fabiana Cristina Silva e seu marido Tiago têm atuado como Família Acolhedora há dois anos e cinco meses. Durante esse período, cuidaram de uma criança, acompanhando seu desenvolvimento e crescimento.

“Esse tempo foi muito importante para nossa família. Acompanhamos o crescimento de um bebê amoroso enquanto aguardávamos a chegada do nosso filho. Foi uma experiência única e significativa para todos nós. Hoje, com três anos e meio, ele é uma criança bilíngue, aprendendo tudo em português e inglês com a gente e na escola. Mais do que isso, todos aprendemos o verdadeiro valor do amparo e do amor familiar”, relata Fabiana.

Atualmente, a família de Fabiana se prepara para a transição da criança acolhida para sua família substituta por um processo gradativo e bem-acompanhado pela equipe técnica do Serviço de Acolhimento Familiar. Fabiana descreve a importância dessa preparação:

“A preparação de todos os envolvidos é fundamental para a segurança e certeza de nossos papéis em cada fase do acolhimento. Cada etapa é marcada por amor e cuidado. Criamos um livro de memórias para ele, registrando cada detalhe da sua jornada conosco. Ele sempre estará em nossas vidas e nós da dele.”

Além do livro, Fabiana e sua família preparam álbuns de fotos, registrando a história da criança.

“Foi emocionante vê-lo homenagear sua nova família na escola, especialmente no Dia das Mães. Estamos todos preparados para essa transição, e o mais importante, ele já está muito feliz com sua nova família. Entendemos que nossa missão como Família Acolhedora vai além da caridade; é sobre unir forças e potencializar o amor. Guardaremos essa experiência com gratidão em nossos corações.”

Inspirados pela experiência, Fabiana e Tiago, proprietários de uma escola na cidade, lançaram um novo projeto: “Casinha Amarela”. O espaço receberá crianças de 3 a 12 anos para atividades criativas, focadas na inclusão e desenvolvidas por uma equipe especializada. “Queremos perpetuar nossa missão de cuidado e amor, não apenas para nossa família, mas também para a sociedade”, conclui Fabiana Cristina Silva.

Como Participar:

Para participar do programa de acolhimento familiar, as famílias interessadas devem buscar informações junto aos órgãos responsáveis pela proteção da criança e do adolescente em suas respectivas cidades ou regiões. No Brasil, essas informações podem ser obtidas nos Conselhos Tutelares, Vara da Infância e Juventude, nas Secretarias de Assistência Social e OSC executora. Em Valinhos este serviço é executado pela Casa da Criança e Adolescente de Valinhos, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Os interessados em obter mais informações sobre o Serviço e a capacitação poderão agendar uma viisita Mais informações entrar em contato por e-mail: familiaccava@gmail.com, telefone (19) 3829-3410, WhatsApp (19) 98367-0113 ou no www.casadacriancaedoadolescente.org.br

COMPARTILHE NAS REDES