Terceiro Setor

Casa da Criança tem atividades de férias e conexão com a comunidade

O período de férias na Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos deste ano é marcado por iniciativas inovadoras e ações solidárias, promovendo entretenimento, aprendizado e conexão com a comunidade. Toda sexta-feira, os acolhidos e educadores promovem uma espécie de assembleia, momento proporcionado para que todos possam expressar suas expectativas e sugerir atividades. Essa participação ativa permite uma programação de atividades para cada dia de férias, garantindo uma experiência democrática.

As atividades deste ano foram organizadas em grupos, de acordo com faixa etária, proporcionando uma abordagem personalizada para cada criança e adolescente. A programação inclui passeios em diversas praças e quadras da região, com direito a momentos reservados para andar de bicicleta no CLT, promovendo o desenvolvimento físico e social. Além disso, passeios ao Sesc fazem parte dos desejos atendidos nestas férias de verão, enriquecendo ainda mais a experiência dos acolhidos.

Os educadores desempenham um papel fundamental na facilitação das atividades, que incluem brincadeiras no Parque Taquaral, equitação na Estância 3 Irmãos, circuitos de gincanas, noites de filmes e jogos de tabuleiro. O projeto de férias do acolhimento buscou não apenas diversão, mas também promover a empatia e o cuidado entre os participantes. As férias começaram com um gesto solidário, onde cada acolhido teve a oportunidade de doar roupas e sapatos que não lhes serviam mais, participando de uma ação de doações em uma comunidade local, o Acampamento Marielle Vive, onde moram mais de 450 famílias.

A interação com as crianças da comunidade proporcionou uma troca valiosa de experiências, ampliando a compreensão das diferentes realidades. A pedagoga do acolhimento, Renata Damas, ressaltou a importância dessa interação, enfatizando que a colaboração e a solidariedade podem ocorrer em qualquer lugar.  “Há sempre algo que podemos contribuir na sociedade. A troca de experiência incluiu a apresentação da organização da comunidade como plantar em uma Horta agroecológica em formato de mandala, a dinâmica de uma cozinha coletiva colaborativa, também puderam conhecer os espaços de recreação e estudos da comunidade. A reflexão promovida foi muito positiva”, destaca Damas.

Entre as atividades internas promovidas, o sucesso ficou por conta dos campeonatos de videogame, jogos de tabuleiro, como mais votado o Uno, oferecendo até prêmios especiais aos ganhadores, como a oportunidade de desfrutar de um sorvete especial durante a semana. O “Dia da Beleza”, dedicado às meninas e o momento de leitura na hora de dormir, também foram incorporados ao cronograma. Para enfrentar o calor, atividades refrescantes com bexigas d’água e outros jogos aquáticos proporcionam alívio e diversão.

Os serviços oferecidos, como o Serviço de Acolhimento Institucional, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Serviço de Acolhimento Familiar, são realizados em parceria com a Prefeitura Municipal de Valinhos, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Para apoiar ou obter mais informações sobre a Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, entre em contato pelos telefones 19 3871-0546 / 3869-5654, pelo WhatsApp 19 99576-6257 ou acesse o site [casadacriancadevalinhos.org.br](http://casadacriancadevalinhos.org.br/).

 

COMPARTILHE NAS REDES