Terceiro Setor

ACESA Capuava destaca a importância da mulher nos cuidados às pessoas com deficiência

Em especial ao Dia das Mulheres, celebrado neste dia 8 de março, conheça o incrível poder feminino que impulsiona a instituição

Há mais de duas décadas, a ACESA Capuava vem sendo um espaço essencial no atendimento às pessoas com deficiência no município de Valinhos. Em uma jornada diária de dedicação e valorização, a instituição destaca o papel significativo e diferencial da mulher em seus projetos e atividades, além dos cargos de liderança serem compostos exclusivamente por mulheres, que juntas, impulsionam cada vez mais transformações positivas na vida dos atendidos. 89% dos profissionais da ACESA são mulheres, assim como 95% de quem acompanha os alunos dos projetos do instituto:  avós e principalmente as mães configurando um universo totalmente feminino.

A origem da ACESA e sua protagonista

No dia 23 de agosto de 2002, surgia,  por Heloísa de Carvalho Crissiúma Pisciotta, a ACESA Capuava, que começou como um projeto pouco conhecido de equoterapia, utilizando cavalos como técnica complementar para a reabilitação de pessoas com deficiência cognitiva ou psicológica. Inicialmente mantido por Tia Helô, como era carinhosamente chamada, o projeto cresceu, atraindo profissionais e apoiadores.

Operando e financiando o projeto, Tia Helô transformou uma iniciativa modesta em um trabalho mais abrangente. Atualmente, a ACESA Capuava, uma associação sem fins lucrativos e de utilidade pública, continua sua missão com um grupo de profissionais unidos, principalmente mulheres, sendo um testemunho do empoderamento e compromisso de Tia Helô, uma mulher pioneira, na prestação de serviços de amor incondicional e cidadania.

Um time feminino

Desde o surgimento, a ACESA Capuava conta com uma ampla equipe de profissionais especializados, que vão desde psicopedagogas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, professores de educação física, fisioterapeutas até médicos e fonoaudiólogos, que cada vez mais enriquecem os diferentes tipos de atendimentos em prol de tratamentos e atividades de reabilitação motora e psicológica.

Nesse cenário, a atual equipe da entidade conta com 32 colaboradores, sendo 28 deles mulheres (89%). Esse protagonismo feminino destaca-se ainda mais em uma instituição beneficente, onde a sensibilidade, empatia e dedicação das mulheres, junto ao senso materno, desempenham um papel fundamental na transformação de vidas, especialmente ao lidar com pessoas com deficiência.

Maternidade na ACESA: Dedicação, Afeto, Transformação

Vale ressaltar o papel feminino no outro lado da ACESA, dos atendidos. Cerca de 95% de quem acompanha os alunos dos projetos do instituto são mulheres, sejam, responsáveis, avós e principalmente as mães.

De acordo com os colaboradores da ACESA, as mulheres são as mais dedicadas e preocupadas com os detalhes dos atendimentos, sendo que essa situação não se dá por tempo livre e ausência do trabalho, muito pelo contrário, a grande maioria das mães possuem a própria rotina, que vai além dos cuidados especiais com a criança. Dessa forma, é notável que são elas que normalmente buscam as informações e que acompanham, sem desistir da luta pela pessoa, seja filho ou não, deficiente.

“A gente vê na recepção da ACESA sempre uma mulher acompanhando a criança, na esperança de que ele possa, sim, desenvolver todo o seu potencial. Então assim, podemos dizer que a luta da mãe acaba sendo muito mais entregue e aprofundada do que normalmente os pais, ou figuras masculinas. Mas é claro, ‘existem pais e pais’, não podemos diminuir esses responsáveis, já que, em sua maioria o pai acaba tendo um outro papel, tão importante quanto. Mas no cuidado e no afeto, normalmente são as mulheres que acompanham as crianças de uma forma mais devota”, comenta Fernanda Teixeira, presidente da entidade.

08/03 – Dia da mulher

Ao celebrarmos o Dia da Mulher no Brasil, a ACESA Capuava destaca-se como um farol de empatia, resiliência e compromisso, mostrando que a força e a dedicação femininas são fundamentais para criar comunidades mais inclusivas. Neste cenário, as mulheres não apenas se destacam, mas lideram, demonstrando que a igualdade de gênero não é apenas uma aspiração, mas uma realidade já existente.

“Toda a liderança na ACESA é mulher. Temos a presidente e a vice-presidente, eu (Fernanda Teixeira) e a Silvia, a Coordenadora Técnica Renata, a Coordenadora Administrativa Luciana, e a Coordenadora de Captação Gislaine. Além dessa diretoria, temos as demais profissionais incríveis presentes em todas as áreas, então toda a entidade é guiada por uma frente feminina”, conclui Fernanda Teixeira, presidente da entidade.

Assim, reconhecendo as contribuições das mulheres na instituição, a celebração desse dia vai além das palavras, uma vez que ocorre diariamente nos cuidados e no carinho com as crianças e adultos atendidos na ACESA, buscando um caminho para um futuro mais justo e inclusivo.

COMPARTILHE NAS REDES