RMC

Vinhedo recebe Selo Prata em Programa de Qualificação de Boas Práticas em HIV/Aids

Município se destaca em iniciativa estadual que visa fortalecer o combate ao HIV/Aids

Vinhedo foi reconhecido pelo seu compromisso e eficiência no enfrentamento ao HIV/Aids ao receber o selo Prata no Programa de Qualificação de Boas Práticas em HIV/Aids. Esta iniciativa faz parte de um esforço estadual para fortalecer a gestão e a rede de atenção no Sistema Único de Saúde (SUS), visando aprimorar desde a promoção até o tratamento das pessoas vivendo com HIV/Aids.

Além das etapas do cuidado em HIV/Aids, o Programa de qualificação também almeja qualificar ações de vigilância epidemiológica e de sistema de  informação, monitoramento e avaliação contínua das políticas públicas voltadas a esta temática.

Com o selo Prata, Vinhedo demonstra não apenas seu compromisso com a qualidade e eficiência no cuidado com HIV/Aids, mas também seu papel de liderança na busca por um futuro livre da epidemia. Este reconhecimento não apenas incentiva a continuidade dos esforços locais, mas também serve de exemplo para outras regiões do país que buscam alcançar as metas estabelecidas pelo UNAIDS até 2030.

Desde o lançamento da meta 95-95-95 pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), em 2014, o Brasil assumiu o compromisso de eliminar a epidemia até 2030. Esta meta, que visa que até 2025, 95% das pessoas diagnosticadas estejam em tratamento e com carga viral indetectável, impulsionou programas como o de Vinhedo a aprimorarem suas práticas e alcançarem padrões de excelência reconhecidos internacionalmente.

No âmbito deste programa, Vinhedo foi um dos 164 municípios participantes, aprimorando 54 indicadores de gestão, qualidade da informação em vigilância epidemiológica, promoção e prevenção, diagnóstico, vinculação, retenção, tratamento, supressão viral e adesão.

 A equipe responsável, composta pelas profissionais Dra. Daniela Girio (Médica Infectologista), Karen Ducret (Chefe do CTA), Cinthya Custódio (Enfermeira CTA), Carla Hoehne (Farmacêutica CTA), Sandra H. Benatti Leão (Chefe da UBS Casa Verde), Elena Cebola da Silva (Assistente Social) e Eliana Durante (Recepcionista), desempenharam um papel crucial na conquista desse reconhecimento.

COMPARTILHE NAS REDES