RMC

Vinhedo recebe nos dias 22 e 23 a Fábrica Makers que terá oficinas gratuitas

Atividade será para crianças de 7 a 11 anos com aulas de 2 horas de duração; inscrições são gratuitas e já podem ser feitas

A cidade de Vinhedo recebe nesta quinta e sexta-feira, 22 e 23, respectivamente, uma oficina de brinquedos recicláveis com objetivo de conscientizar as crianças sobre a importância da reciclagem e da reutilização de materiais. A oficina vai acontecer no Memorial do Imigrante, na avenida dos Imigrantes, 605 – Jardim Itália. No período matutino, será das 9h às 11h, e vespertino, das 13h às 15h.

Aprovada pela LPG – Lei Paulo Gustavo, as inscrições para as primeiras oficinas já podem ser feitas pelo Sympla (vejam links abaixo).

De acordo com o coordenador geral da Fábrica Makers, Anderson Horácio, as primeiras oficinas terão quatro turmas de 20 alunos cada e será para crianças com idade de 07 a 11 anos. As aulas serão ministradas no contraturno escolar com duração de 2 horas. Além de Anderson, o projeto Fábrica Makers foi desenvolvido em parceria com o publicitário, ilustrador e Art Maker Ricardo Girotto

Para participar, pais ou responsáveis devem fazer inscrição pelo Sympla; com uma unidade em Vinhedo, projeto foi contemplado pela LPG – Lei Paulo Gustavo.

Inscrições

As inscrições para as oficinas são gratuitas e poderão ser feitas pelos pais ou responsáveis por meio do Sympla:

Dia 22 de fevereiro – das 09h às 11h: https://bit.ly/48AvMdU

Dia 22 de fevereiro – das 13h às 15h: https://bit.ly/3HlCSaj

Dia 23 de fevereiro – das 09h às 11h: https://bit.ly/3vJgftK

Dia 23 de fevereiro – das 13h às 15h: https://bit.ly/47BC4ZE

No dia do evento, os pais deverão assinar os termos de uso de imagem e de participação. Cada aluno receberá um certificado de participação. As oficinas terão tradução de língua de sinais.

As oficinas da Fábrica Makers são uma realização da Prefeitura Municipal de Vinhedo, por meio da LPG – Lei Paulo Gustavo com o incentivo do Governo Federal. Também conta com o apoio do Instituto Mauá de Tecnologia, da Faber-Castell, da Adere, com produção da AH 7 e Full House.

Educação, criatividade e interação social

Em um momento que a atualidade empurra as crianças para os equipamentos mais tecnológicos e que praticamente isolam não só as crianças como também adolescentes e adultos, o Projeto Fábrica Makers está fincado em três pilares que fazem toda diferença: Educação, Criatividade e interação social.

“Nosso projeto busca incessantemente educar as crianças sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente e como a reciclagem e reutilização de materiais podem contribuir para a preservação do planeta. Para isso, priorizamos em nossas oficinas o contexto cultural para uma releitura de brinquedos passados e trazidos no presente com materiais descartáveis”, explica Anderson.

“O lado criativo, a imaginação e as habilidades manuais das crianças nós incentivamos através da criação de brinquedos recicláveis, com as crianças desenvolvendo sua criatividade, explorando sua imaginação e aprimorando suas habilidades manuais”, revela Girotto.

Com essas duas ações, a interação social entre as crianças vem naturalmente com o incentivo ao trabalho em equipe e o compartilhamento de ideias. “O projeto proporciona um ambiente de trabalho em equipe, onde as crianças têm a oportunidade colaborar, compartilhar ideias e aprender juntas, fortalecendo as relações interpessoais”, finaliza Anderson.

Os parceiros

O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) promove o ensino científico-tecnológico há 61 anos, visando formar profissionais altamente qualificados. Com dois campi, localizados em São Paulo e São Caetano do Sul, o IMT conta com um Centro Universitário e um Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design, Engenharia, Ciência da Computação e Sistemas de Informação; recentemente, abriu três cursos: Arquitetura e Urbanismo, Relações Internacionais e Inteligência Artificial e Ciência de Dados.

Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização, nas áreas de Gestão, Design, Engenharia e Tecnologia da Informação. O Centro de Pesquisas desenvolve tecnologias para atender às necessidades da indústria e atua como um importante elemento de ligação entre as empresas e a Academia.

A ADERE é uma das maiores empresas de capital nacional fabricante de fitas adesivas no Brasil. Fundada em 1967, conta um portfólio variado, 43 linhas de produtos e mais de 1.000 itens em linha (que atendem a indústria e o consumidor final), está presente em todo o território nacional e também no exterior, em 17 países.

Com produtos distribuídos em milhares de pontos de vendas do varejo no Brasil e exportação para mais de 20 países, a Faber-Castell Brasil, fundada em 1761, na Alemanha, se destaca pela combinação única da tradição e qualidade de seus produtos e serviços, que há décadas servem como ferramentas para despertar a criatividade na vida das pessoas.

COMPARTILHE NAS REDES