RMC

Terminal de Carga de Viracopos lança Programa Smart Pharma com foco nos produtos da indústria farmacêutica

Entre as principais inovações está a facilitação de procedimentos do setor farmacêutico, garantindo prioridade no embarque e desembarque destas cargas

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do Aeroporto Internacional de Viracopos, lançou nesta semana o Programa Smart Pharma, que prevê uma série de medidas logísticas para facilitar o atendimento das empresas que importam e exportam produtos da indústria farmacêutica.

“Nosso foco está em entender as necessidades logísticas de nossos clientes, garantindo a qualidade de vida das pessoas através de operações seguras, ágeis e de alta qualidade, com esse objetivo Viracopos vem estreitar as relações com o cliente farmacêutico prestando um atendimento especializado, personalizado e ágil, pois entendemos as particularidades e a criticidade da carga farmacêutica em todo seu contexto, principalmente na sociedade. Desse modo entendemos que a chave para uma operação segura está na proximidade entre o prestador de serviços e o cliente, essa proximidade reflete a preocupação e responsabilidade no processo.

A escolha do cliente por Viracopos reflete nosso comprometimento pela excelência e segurança na operação com cargas farmacêuticas”, disse a Diretora Comercial de Viracopos, Maria Fan.

Entre as principais inovações do Smart Pharma está a facilitação de procedimentos do setor farmacêutico e atendimento exclusivo, garantindo prioridade no embarque e desembarque destas cargas. Com isso, Viracopos passou a disponibilizar formulários específicos para a comunicação de chegada de cargas farmacêuticas, correlatas e demais cargas sob vigilância sanitária. Esses formulários permitem uma tratativa diferenciada, assegurando prioridade no recebimento, segregação adequada da carga e monitoramento detalhado do processo.

Os clientes deste setor também poderão acessar informações específicas para o atendimento às cargas farmacêuticas, garantindo o atendimento eficiente no processamento de embarques com necessidade de armazenamento em temperatura controlada.  Com isso, Viracopos passa a oferecer canais exclusivos de atendimento para tratamento de cargas farmacêuticas.

“No Smart Pharma, nossa missão é garantir a saúde e o bem-estar das pessoas por meio de uma logística humanizada e eficiente.  Oferecemos soluções personalizadas com infraestrutura de ponta para o armazenamento seguro de cargas farmacêuticas, com temperatura controlada e monitoramento rigoroso”, disse a gerente Comercial de Carga de Viracopos, Marina Giffu.

Com 21.000m³ dedicados e equipe especializada, asseguramos a qualidade e a segurança de cada operação. Certificados pela ISO 9001 e habilitados pela IATA, oferecemos soluções de logística que protegem o mais valioso bem: a saúde das pessoas.

“Escolher Viracopos é optar por uma logística confiável, ágil e, acima de tudo, humana”, disse o gerente de Operações de Carga de Viracopos, Ricardo Luize.

Para isso, o Terminal de Carga de Viracopos oferece infraestrutura de ponta, com destaque para o Complexo Frigorífico que possui 21.000m³ dedicados ao armazenamento de cargas com temperatura controlada, ambientes climatizados e qualificados, com temperaturas de -18°C a 22°C, além de sistema de armazenagem rastreável e antecâmara climatizada para recebimento de cargas e vistoria de órgãos anuentes;

O TECA também oferece: Equipe técnica especializada; KPIs para monitoramento de desempenho; Auditorias internas e gestão focada em risco; e Infraestrutura dedicada para produtos de alta prioridade.

Certificações

Viracopos possui certificados pela ISO 9001 e é habilitado pela IATA para boas práticas no manuseio de cargas farmacêuticas desde 2019. Em setembro, o aeroporto obteve o Certificado de Boas Práticas de Armazenagem (CBPA), com o objetivo de atrair mais clientes importadores e exportadores de medicamentos, insumos e produtos farmacêuticos.

O documento foi emitido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) após a realização de uma auditoria no Terminal de Carga. O resultado foi publicado na edição desta segunda-feira (23/09) do Diário Oficial da União (nº 184, seção 1, pág. 266).

De acordo com a auditoria da Anvisa, Viracopos teve aprovação de 100% dos itens avaliados, pois não houve o registro de não-conformidades no processo, comprovando a adesão e comprometimento com as legislações vigentes. Assim como a ISO 9001 e a Certificação CEIV PHARMA, o CBPA oferece maior segurança aos clientes, garantindo processos eficazes e excelência na prestação dos serviços.

COMPARTILHE NAS REDES