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Telessaúde no SUS Campinas ultrapassa 6 mil horas de atendimentos aos pacientes

Telessaúde soma pelo menos 6 mil horas de atendimentos aos pacientes  – Crédito: Fernanda Sunega

Levantamento inédito mostra que o uso do recurso para otimizar assistência entre março de 2023 e junho de 2024 soma 255 dias de trabalho. Avaliação é de 8,8 em escala de 0 a 10

Um levantamento inédito da Secretaria de Saúde de Campinas mostra que o uso da telessaúde para otimizar e qualificar a assistência no SUS Municipal ultrapassou a marca de 6 mil horas de atendimentos aos pacientes entre março de 2023, quando o recurso foi implementado, até junho deste ano. O total equivale a 255 dias de trabalho ininterruptos.

Neste período foram 36,7 mil teleatendimentos, incluindo retornos de usuários. O número se divide entre 23,6 mil teleconsultas e 13 mil teleinterconsultas. Veja abaixo como funciona a telessaúde e as diferenças entre os dois formatos aplicados pela rede municipal.

“Cada vez mais a telessaúde se consolida como uma modalidade extremamente importante para oferecer novas ferramentas de assistência no SUS Municipal. Quem aceita esta forma de atendimento pode, por exemplo, realizar uma teleconsulta para o monitoramento do tratamento iniciado. Ao mesmo tempo, conseguimos otimizar a oferta na assistência presencial nos centros de saúde e prontos-socorros dos hospitais para quem realmente precisa se deslocar até uma unidade”, explicou a médica Thaís Leitão, coordenadora da Saúde Digital.

Do total de pacientes atendidos, 891 precisaram ser encaminhados até um pronto-socorro para a assistência presencial. O número representa 3,76% dos casos.

A Saúde recebeu neste período 5,9 mil avaliações de satisfação sobre a Saúde Digital e a nota média ficou em 8,8 para escala de zero a dez, o que foi celebrado por Thaís.

“A assistência presencial permanece e não é substituída, a telessaúde é uma modalidade para fortalecer o SUS Municipal, ampliando o acesso e a qualificação assistencial. Os indicadores devem melhorar cada vez mais com a popularização dos serviços”, destacou.

Números da Saúde Digital (março de 2023 – junho 2024)

36.720 teleatendimentos: 23.678 teleconsultas e 13.042 teleinterconsultas

6.141 horas de atendimento – 255 dias ininterruptos de trabalho

891 pacientes encaminhados aos prontos-socorros, o que corresponde a 3,76%

5.987 avaliações de satisfação, com nota média de 8,8

Saúde Digital em Campinas

A telessaúde é sempre indicada após o usuário do SUS Municipal receber uma avaliação prévia feita por um profissional de saúde na unidade básica de referência ou diante da possibilidade de oferta para usuários aguardando atendimento com especialista. Caso ele aceite, há duas formas de acesso aos serviços:

1) Modalidade de teleconsulta: o paciente pode receber um atendimento diretamente com o médico por meio da videochamada, utilizando o computador ou celular próprio, ou infraestrutura de uma unidade de saúde. Neste momento ela pode ser realizada com médicos clínicos gerais ou de especialidades credenciados ou de outras unidades que são especialistas em dermatologia, reumatologia, gastroenterologia, proctologia e neurologia.

2) Modalidade de teleinterconsulta: quando o médico da unidade de saúde percebe a necessidade do apoio, suporte e avaliação conjunta com um outro profissional especialista, ele pode, através do uso da plataforma de telessaúde, fazer uma solicitação na especialidade. Profissionais das Policlínicas e outros parceiros do Município otimizam esta assistência quando atendem aos chamados para fazer orientações, indicações de exames e outras condutas para o médico da família do paciente. Esta oferta já está disponível para as áreas de cardiologia, cardiopediatria, endocrinologia, endocrinopediatria, gastroenterologia, proctologia, urologia e hematologia. Com isso, o paciente recebe dois atendimentos em única consulta. Há ainda teleinterconsultas multiprofissionais para suporte às equipes, como no caso do Centro de Referência ao Idoso.

Na prática, o usuário da rede pública, ao buscar por um centro de saúde, pode receber a oferta de uma assistência mais ampla e ágil, o que também beneficia quem realmente precisa dar continuidade no atendimento presencial.

Como funciona?

Quem aceita a telessaúde recebe uma mensagem da assistente virtual Ana pelo número (19) 9-9604-3012. A Pasta destaca que ele não aceita ligações e a identificação aparece como Acesso Fácil Saúde Campinas, incluindo logotipo.

O paciente que aceita recebe um comprovante com o horário do atendimento on-line por WhatsApp ou SMS pelo número da Saúde Digital, o (19) 9-9962-0245. Um pouco antes do horário, um link será enviado para o celular do paciente para ele clicar e entrar na sala virtual do médico.

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