RMC

Prefeitura inicia novo grupo de antitabagismo ‘Respire Saúde’ em agosto

Interessados em parar de fumar e que desejam participar do grupo devem se inscrever na UBS mais perto de casa

A Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abre nesta semana as inscrições para os novos interessados em participar do Programa “Respire Saúde” – iniciativa antitabagismo gratuita e multidisciplinar que ajuda munícipes que desejam parar de fumar. O programa é aberto para toda a população, sem restrição quanto ao número de participantes.

O início dos trabalhos com o grupo deste segundo semestre, que consiste em encontros semanais, acontece no próximo dia 13 de agosto. Antes, no dia 07/08, encerra o trabalho da equipe multidisciplinar com o grupo anterior, que auxiliou 13 pessoas a pararem de fumar, de um total de 27 que iniciaram o acompanhamento.

Os interessados devem deixar o nome e telefone para contato na recepção de qualquer uma das sete UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da Rede Municipal de Saúde, que a coordenação do programa entrará em contato.

Com duração de 4 meses, o projeto promove ações por meio de reuniões, palestras, consultas com dentistas, nutricionistas, psicólogos e farmacêuticos da Rede Municipal de Saúde, toda terça-feira, às 18h30, no auditório do Paço Municipal.

Também é fornecida gratuitamente aos frequentadores a medicação de apoio, que consiste no cloridrato de bupropriona e nos adesivos de nicotina com doses decrescentes, que auxiliam os fumantes na fase de abstinência do princípio ativo.

Após a inscrição, mais esclarecimentos e informações sobre como são realizados os encontros são direcionadas aos inscritos. Segundo a dentista Patrícia Faciulli, coordenadora no grupo, “ajudar o próximo a não se prejudicar com cigarro é uma ação gratificante”.

A equipe estuda criar uma segunda “turma” semestral apenas com participantes mulheres, cujos reuniões aconteceriam no recém-inaugurado CREAM (Centro de Referência em Saúde da Mulher), no Jardim São Jorge. Mais informações sobre essa expansão das atividades do “Respire Saúde” devem ser divulgadas em breve.

Segundo a equipe técnica, o “Respire Saúde” registra uma média de 65% de resultados positivos entre os participantes que lutam contra o vício do tabagismo. O programa busca apresentar riscos prejudiciais que fumar ocasiona nos indivíduos no decorrer dos anos, entre eles: riscos pulmonares, cardiovasculares e até mesmos bucais.

COMPARTILHE NAS REDES