RMC

Prefeitura inaugura Unidade Avançada de Saúde e mais uma UBS em junho

Clínica da Família, complexo formado pelos dois prédios, terá atendimento até 22h; Cecap e Nações serão os próximos bairros contemplados

A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Saúde, está concluindo as obras da Clínica da Família no Parque San Francisco, um complexo que unirá a inédita Unidade Avançada de Saúde (UAS) – Dr. Homero Fornari e uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) – Clelio Antonio Rela, tudo em um mesmo local.

A previsão é de que a inauguração seja realizada já em 09/06, o segundo domingo do próximo mês. Na nova Clínica da Família, a população poderá contar com atendimento neste modelo inédito em Itatiba, unindo serviços de uma unidade básica de saúde (o conhecido postinho) à Unidade Avançada de Saúde, que oferece atendimento de baixa complexidade (ao estilo da UPA) e com horário estendido até às 22h.

Ao todo, o local terá várias salas – como de emergência, de imunização, de observação, de agentes comunitários, reunião, procedimentos e exames (como é o caso do Raio-X), além dos consultórios médicos, farmácia e dois banheiros acessíveis.

Mais duas unidades

São três unidades da Clínica da Família em Itatiba, que possuem a mesma configuração arquitetônica, com 550 m2 de área construída. Outras duas estão em obras no N.R. Dr Luiz de Mattos Pimenta (Cecap) e no Jardim das Nações. Juntas, somam um investimento de R$ 7 milhões.

“Com um investimento de R$ 2,8 milhões só aqui no Jardim das Nações, o local já é praticamente uma realidade”, disse o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira ao visitar nesta semana a obra da Clínica da Família do bairro, que fica em frente ao terminal de ônibus e vai atender também todo o entorno, como o NR Erasmo Chrispim, Residencial Getúlio Luvizon e Terra Nova.

As obras das unidades da Cecap e do San Francisco foram iniciadas em maio de 2022 e devem começar os atendimentos à população ainda neste 2024. A unidade da Cecap tem verba do Governo do Estado de São Paulo; a do San Francisco, tem parte do governo estadual e parte municipal; enquanto a terceira unidade, no Nações, está sendo feita com recurso de contrapartida por empreendimento imobiliário.

COMPARTILHE NAS REDES