RMC

Prefeitura de Campinas realiza solenidade do Sino da Paz

Cerimônia do Sino da Paz: há 33 anos Campinas lembra a data -Crédito: Manoel de Brito

Evento aconteceu neste sábado, dia 20, no Paço Municipal; objetivo foi promover momento de reflexão

A Prefeitura de Campinas promoveu, neste sábado, 20 de julho, a 33ª solenidade do Sino da Paz como parte das comemorações dos 250 anos da cidade. O evento, que contou com a presença de autoridades locais e da comunidade japonesa, aconteceu no saguão do Paço Municipal. Realizado pela secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, por meio do Departamento de Cooperação Internacional, o objetivo foi promover um momento de reflexão sobre a paz.

Todos os anos, em julho, mês em que os ataques aéreos atingiram Gifu (cidade foi bombardeada pelas forças aliadas no dia 9 de julho de 1945, no final da 2ª Guerra Mundial), é tocado o Sino da Paz, um símbolo de desejo de um mundo onde as pessoas possam coexistir e prosperar juntas.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, “a cidade de Gifu é tão relevante que, no ano passado, o prefeito de Gifu esteve aqui. E a gente poder tocar o sino da paz, para celebrar a paz, faz a diferença. É um momento marcante tanto para a comunidade de Gifu quanto para a comunidade japonesa que sofreu muito com a guerra”. A secretária reforçou a importância de Campinas, como cidade irmã de Gifu, dar relevância a esta solenidade todos os anos.

O presidente do Instituto Nipo Cultural Brasileiro de Campinas, Denis Teruya, destacou a importância da solenidade do Sino da Paz em um período em que ocorrem tantos conflitos. “É um momento importante para  celebrar a paz do que ocorreu em Gifu, nossa cidade irmã hoje. Mas, infelizmente, a paz mundial não ocorre em todo o mundo. Há várias guerras e conflitos civis acontecendo em, pelo menos, 30 países do mundo neste momento”, lembrou Teruya.

A solenidade foi aberta com a apresentação de Taykô, pelo grupo Uadáiko Tsubâmbi Nipo Campinas, e dos hinos nacionais (Japão e Brasil), interpretados pela cantora Isadora Kataoko. Ao final, as autoridades presentes tocaram o Sino da Paz Celestial.

História

Em 1º de julho de 1988, por meio de uma Resolução Municipal, Gifu declarou-se “cidade da paz”. Desde então, o município japonês compartilha a comemoração com todas as suas cidades-irmãs. Gifu tornou-se cidade-irmã de Campinas em 1982, por meio da Lei Municipal 5.209. Há mais de 30 anos, a Prefeitura de Campinas realiza esta cerimônia do Sino da Paz, lembrando a todos os cidadãos a importância de cultivar valores como o respeito, a empatia e a convivência harmoniosa.

 

COMPARTILHE NAS REDES