RMC

“Pratique a prevenção”: Campinas inicia campanha contra incêndios

Cidadãos podem replicar as postagens que estarão no Instagram @prefcampinas

A Prefeitura de Campinas inicia nesta sexta-feira, 30 de agosto, a campanha “Pratique a Prevenção” para conscientizar a população sobre a importância da adoção de medidas preventivas para evitar incêndios. A campanha será veiculada pelo Instagram da Prefeitura: @prefcampinas. A Administração busca a parceria dos cidadãos campineiros durante esse período mais seco e quente que combina altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar para ficarem atentos à medidas preventivas e, replicar as informações oficiais.

Previsão meteorológica para os próximos dias na região recomenda atenção redobrada em áreas de vegetação seca. O boletim emitido pelo Departamento de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que, entre sábado (31/08) e segunda-feira (02/09), as condições meteorológicas estarão propícias para o início espontâneo, propagação e intensificação de incêndios florestais, com temperatura máxima na casa dos 29°C, Umidade Relativa do Ar (URA) abaixo dos 25% e rajadas de vento forte. A Defesa Civil de Campinas vai reforçar as equipes dos plantões da Operação Estiagem e manterá maquinários em locais de fácil acesso para dar apoio ao Corpo de Bombeiros em caso de incêndios em áreas florestais.

Colocar fogo no mato é um crime ambiental, passível de sanções penais e administrativas. Também pode causar danos irreparáveis à fauna, flora e à população da região. O coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, reforça a importância de não colocar fogo na vegetação ou em lixo. “Além de divulgar esse material com as medidas preventivas para os seus contatos, é importante que as pessoas fiquem atentas e caso identifiquem alguém ateando fogo ou soltando balões, acionem a Polícia Militar (190) ou a Guarda Municipal (153). Em caso de incêndio, devem ligar para o Corpo de Bombeiros (193)”, destaca.

Umidade do ar

No período da estiagem, a umidade do ar costuma ser mais baixa e pode trazer diversos impactos na saúde das pessoas. Alergias e problemas respiratórios podem piorar, além de haver irritação nos olhos e no nariz. A pele também fica mais ressecada. A Defesa Civil orienta que as pessoas não se descuidem de tomar água e evitem caminhar ou fazer outras atividades físicas ao ar livre nos horários mais críticos, entre 10h e 16h. Também pode ser usado soro para lubrificar olhos e nariz.

Crédito: Secom/PMC

Post que será veiculado nas redes sociais com os dizeres: "Muitas queimadas são provocadas pela ação do homem, pratique a prevenção"

Colocar fogo em mato é crime ambiental e pode causar danos à fauna, flora e à população

Dicas de prevenção que serão veiculadas pelo Instagram @prefcampinas

– Atenção moradores: juntos podemos evitar incêndios.

– A combinação de altas temperaturas e baixa umidade do ar pode causar incêndios.

– Evite acender fogueiras.

– Não solte balões.

– Não use fogo para limpar terrenos.

– Não queime o lixo.

– Para denúncias, ligue 181.

– Em caso de incêndio, ligue 193.

COMPARTILHE NAS REDES