RMC

Nova decoração da rua 13 de Maio começa a ser confeccionada

Exemplo de tela que será implantada na rua 13 de Maio  – Crédito: Divulgação

Empresa responsável pelos sombrites que vão substituir a decoração de guarda-chuvas começou a produzir o material nesta sexta, 6; projeto é uma doação da Acic

A nova decoração da rua 13 de Maio, no Centro, começou a ser confeccionada nesta sexta-feira, 6 de setembro. A iniciativa é da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), que desenvolveu o projeto, custeado com investimento de cerca de R$ 220 mil de patrocinadores. A empresa contratada para o projeto iniciou a produção dos sombrites, telas de cor azul e com desenhos de andorinhas, que vão renovar e substituir a decoração de guarda-chuvas coloridos, que começarão a se retirados neste final de semana pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).

A cobertura, que é feita de polietileno, material de trama fechada, com proteção contra raios ultravioleta, estará sobre seis quadras do calçadão. A Prefeitura fará a manutenção dos sombrites, cuja instalação não terá custo para a municipalidade. Além de renovar a decoração, o projeto colabora com a requalificação do Centro. A proposta foi feita pelo Movimento Avança Campinas e adaptada pela Acic, que criou uma padronização e buscou os recursos para instalar a estrutura. A instalação da estrutura começa no dia 23 de setembro. Três dias antes, a Emdec encerra a retirada dos guarda-chuvas.

Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, o início da confecção dos sombrites é um marco importante para a renovação da via. “Esse é um projeto que beneficia comerciantes, consumidores e todos aqueles que circulam pelo calçadão da 13 de Maio. Além de fazer sombra, a nova estrutura é feita com um tecido que tem proteção contra raios ultravioleta e possui desenhos de andorinhas, que também são símbolos de Campinas”, destacou.

A secretária municipal de Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho, reforça que essa inovação na rua 13 de Maio colabora com a requalificação do Centro. “Junto com a revitalização da avenida Campos Sales, da José Paulino e do Pátio Ferroviário, essa é mais uma iniciativa que pode trazer mais movimento para a região. Contar com o apoio de parceiros como a Acic e os patrocinadores contribui para tornar o Centro um local mais convidativo para os cidadãos”, destacou.

Patrocinadores

Para realizar o projeto, a Acic buscou parcerias com patrocinadores. São as empresas BDI Real State, Soedil, Porsche Stuttgart e BR Parking. A parceria com estas empresas foi organizada pela Secretaria Municipal de Urbanismo. A nova cobertura será instalada na estrutura já existente que foi doada pela empresa Patriani.

 Como será a cobertura?

O sombrite será uma tela de sombreador personalizada com desenhos de andorinhas feito com silk screen. A tela é feita de polietileno de alta densidade com 220 gramas. Esse material bloqueia 90% dos raios ultravioleta e reduz em 50% a temperatura do ambiente. O serviço terá garantia por um ano contra defeito de fabricação. Serão 61 peças de 6,05 metros por 6,12 metros, totalizando 2.258 metros quadrados.

Os guarda-chuvas foram instalados em novembro de 2022 junto com a entrega do novo mobiliário urbano doado pela Construtora Patriani. A empresa havia vencido chamamento público para projetos de requalificação da rua 13 de Maio. A escolha do sombrite para substituir os guarda-chuvas, além da renovação, deve-se à melhor durabilidade do novo material e menor necessidade de manutenção.

Aprovado pela diretoria da Acic e pela Setec (Serviços Técnicos Gerais), autarquia que cuida do solo público em Campinas, o projeto também foi apresentado ao Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas), que já havia aprovado previamente a instalação de decoração aérea na rua 13 de Maio.

Etapas

O cronograma de montagem dos sombrites foi detalhado pela Imperium Cobertura. O proprietário da empresa, Ygor Mendonça Rodrigues, contou que a primeira etapa é a costura das telas. O material é costurado e reforçado nos quatro cantos. “Vamos fazer um suporte que vai abraçar a estrutura já existente, feito com chapa galvanizada para não soltar em hipótese nenhuma, mesmo com vento forte”, afirmou.

Segundo Rodrigues, a etapa mais delicada é a aplicação do silkscreen, técnica de estamparia em que a impressão é realizada com tinta à base de estêncil. Essa fase exigirá a utilização de um molde e pintura em primeira e segunda demão. Depois que a tela estiver seca, começará a etapa de instalação.

Os sombrites serão instalados em seis quarteirões, a partir do trecho atrás da Catedral até próximo à Estação Cultura. Será usada a mesma estrutura de treliça de seis metros de altura instalada pela empresa Patriani em 2022, para abrigar os guarda-chuvas, quando foi feito o projeto de requalificação para o calçadão. “Na semana do dia 23 de setembro, instalaremos em torno de 30 telas e na próxima o restante. Todo o processo, da confecção à instalação, estará dentro do cronograma de 45 dias”, contou Rodrigues.

 

 

COMPARTILHE NAS REDES