RMC

Mata de Campinas convida para trilhas e passeios no Dia Mundial de Proteção às Florestas

Visitantes podem apreciar centenas de espécies de árvores e avistar macacos-prego, bugios, saruês, além de belíssimas e raras espécies de aves

No Dia Mundial de Proteção às Florestas, celebrado neste quarta-feira, 17 de julho, a Mata de Santa Genebra convida todos os amantes da natureza a participar de trilhas e passeios e conhecer as árvores nativas e centenárias que compõe a unidade de conservação. A atividade é uma boa opção para aproveitar o período de férias escolares.

As florestas são algumas das principais reguladores naturais do clima e desempenham no equilíbrio ecológico por meio da retenção de carbono, produção de oxigênio e da manutenção da biodiversidade. A Mata de Santa Genebra é um pedaço remanescente de Mata Atlântica e é a maior floresta urbana da Região Metropolitana de Campinas, com uma área de 251,77 hectares.

Os visitantes poderão apreciar centenas de espécies de árvores nativas e avistar macacos-prego, bugios, saruês, além de belíssimas e raras espécies de aves. Também moram entre as árvores animais como cachorro-do-mato, lontra, jaguatirica e até onça-parda. A Mata é um berçário para as onças-pardas que utilizam o local para reprodução. As onças passam um tempo no local mas depois migram para outro território. O animal evita o contato com as pessoas e foge de qualquer aproximação com seres humanos, por isso é muito raro conseguir ver o felino. A onça-parda não ataca o homem, somente se forem acuadas.

As trilhas passam pelo Borboletário – área de 3 mil metros quadrados que utiliza a beleza e a importância ecológica das borboletas como ferramenta de educação ambiental; o Meliponário (coleção de colmeias de abelhas sem ferrão) – que tem o projeto de conservação e reprodução de abelhas nativas sem ferrão; o viveiro de mudas nativas; o Mini Pantanal Sanã (espaço com deck de 100 metros de extensão onde é possível caminhar sobre uma área de brejo) – conhecido também como Laguinho da Sanã, um local propício para o avistamento de aves e contemplar a natureza e também as milhares de árvores nativas. A Mata de Santa Genebra é administrada pela Fundação José Pedro de Oliveira e conta com boa estrutura de banheiros, bebedouro e área para piquenique em sua sede.

Localizada na Rua Mata Atlântica, 447 – Bosque de Barão, a Mata Santa Genebra é uma rara oportunidade de aproveitar a Mata Atlântica e conta com mais de 660 espécies de flora, com algumas sobre o risco de extinção. Além da grande diversidade de flora a Mata de Santa Genebra possui uma importante fauna, sendo refúgio para mais de 700 espécies de animais invertebrados e mais de 300 espécies de animais vertebrados, com alguns na lista vermelha da fauna ameaçada do estado de São Paulo.

Visita Autoguiada

Neste projeto, as visitas serão autoguiadas e os visitantes caminharão sem o acompanhamento de um condutor pelos roteiros pré-determinados. Monitores estarão à disposição para esclarecimento de dúvida na sede da Fundação José Pedro de Oliveira.

Para participar, clique no link (https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/visita-autoguiada) e preencha o formulário para realizar a inscrição. Deverá ser feita uma inscrição para cada participante, inclusive crianças.

Os visitantes poderão ter acesso ao roteiro da Trilha do Jatobá e Borboletário; viveiro de mudas nativas; Trilha do Folclore, Mini Pantanal Sanã e Meliponário.

Crédito: Carlos Bassan

Imagem com placa indicativa de trilhas

O uso de repelente para insetos é fundamental para aumentar o conforto na atividade.

Visita monitorada

Para grupos com mais de 10 pessoas as pessoas podem verificar a possibilidade de contratação de um condutor de visitantes. O grupo será acompanhado por uma ou mais pessoas com formação específica para realizar atividades educativas na Mata de Santa Genebra. São trilhas mais longas do que as das Visitas Autoguiadas.

Os visitantes poderão ter acesso ao roteiro da Trilha do Jatobá e Borboletário, viveiro de mudas nativas, Trilha do Folclore, Laguinho da Sanã, Meliponário, Trilha do Canxins, Contorno da Floresta. Mais informações em https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/visita-monitorada-para-grupos.

 

Trilhas e passeios

Trilha do Jatobá e Borboletário (Visita Autoguiada)
Extensão da Trilha do Jatobá: 500 metros
Extensão completa do roteiro: 900 metros
Classificação: leve
Duração aproximada do roteiro: 30 minutos
O roteiro envolve caminhada em trilha e pela estrada que contorna a floresta. Durante a caminhada os visitantes poderão fazer paradas para contemplar o gigante Jatobá com quase 30 metros de altura e o Borboletário Santa Genebra.

Trilha do Folclore Brasileiro e Borboletário (Visita Autoguiada)
Extensão da Trilha do Jatobá: 100 metros
Extensão completa do roteiro: 800 metros
Classificação: leve
Duração aproximada do roteiro: 20 minutos
O roteiro é destinado ao público infantil e envolve caminhada em trilha e pela estrada que contorna a floresta. Durante a caminhada, placas apresentam aos visitantes alguns personagens do folclore brasileiro. Ao término da trilha os visitantes poderão visitar o Borboletário Santa Genebra

Mini Pantanal Sanã (Visita Autoguiada e Monitorada)
Extensão completa do roteiro: 1.600 metros
Classificação: leve
Duração aproximada do roteiro: 1h
O roteiro envolve uma caminhada agradável pela estrada que contorna a floresta.
O Laguinho da Sanã fica a 800 metros da sede e é um local propício para o avistamento de aves e contemplação da natureza. O local conta com uma pequena lagoa artificial e, nas épocas mais secas do ano, é possível ter acesso ao riacho.
No Laguinho, os visitantes poderão ainda visitar o Meliponário e conhecer o trabalho de conservação das abelhas nativas sem ferrão.

Trilha do Jatobá (Visita Monitorada)
Extensão da trilha: 400m
Extensão completa do roteiro: 800m
Classificação: Leve
Duração aproximada do roteiro: 30 min
A atividade se inicia na sede da Fundação José Pedro de Oliveira onde os visitantes poderão conhecer o Viveiro de Mudas Nativas. Em seguida os visitantes iniciam uma caminhada por trilha através de áreas em recuperação. Durante a caminhada o grupo fará paradas para contemplar o gigante Jatobá com quase 30 metros de altura e o Borboletário Santa Genebra. Nesse roteiro também é possível conhecer a Trilha do Folclore Brasileiro.

Trilha dos Canxins (Visita Monitorada)
Extensão da Trilha dos Canxins: 1.200 metros
Extensão completa do roteiro: 5 quilômetros
Classificação: leve
Duração aproximada do roteiro: 1h30
O roteiro envolve caminhada pela estrada que contorna a floresta e pela Trilha dos Canxins. Durante o percurso, você poderá fazer paradas no Borboletário Santa Genebra, Laguinho da Sanã e no Marco Central da Mata.

Contorno da Floresta (Visita Monitorada)
Extensão completa do roteiro: 8 quilômetros
Classificação: moderada
Duração aproximada do roteiro: 2h30
O roteiro envolve caminhada pela estrada que contorna a floresta. Durante o percurso, você poderá fazer paradas no Borboletário Santa Genebra e no Laguinho da Sanã. Considere a necessidade de bom preparo físico para percorrer a caminhada de 8km.

Recomendações

Para a proteção dos visitantes é necessário trajar calça comprida e calçado fechado, para evitar acidentes com plantas e animais.

O ambiente de floresta também apresenta muitos mosquitos. Dessa forma, o uso de repelente para insetos é fundamental para aumentar o conforto na atividade.

As atividades na Mata de Santa Genebra podem ser canceladas em caso de chuva ou ventos fortes. Então é sempre bom checar antes.

A atividade será cancelada em caso de chuva ou ventos fortes.

 

COMPARTILHE NAS REDES