RMC

Itatiba recebe carreta da mamografia entre 16 e 27/01 com 500 exames

Serão distribuídas 50 senhas para mulheres a partir de 35 anos, de segunda à sexta, das 8h às 17h, e 25 senhas aos sábados, das 8h às 12h (Governo do Estado de São Paulo)

A Prefeitura de Itatiba recebe no município a partir de terça (16/01) a Carreta da Mamografia, do Programa Mulheres de Peito – Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, com apoio do programa municipal Inova Saúde. A unidade ficará no estacionamento da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, ao lado da rodoviária.

O público-alvo é de mulheres de 50 a 69 anos, que não precisam ter pedido médico para fazer o exame. É livre demanda: basta comparecer à carreta com documento de identificação e cartão SUS para pegar a senha.

Já mulheres de outras faixas etárias precisam apresentar pedido de exame: entre 35 e 49 anos ou com mais de 70, deve ser apresentada solicitação médica, além de documento de identidade e cartão SUS.

A iniciativa trazida à cidade pela Prefeitura oferece o exame gratuito para diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama por meio do SUS e oferecerá para a população de Itatiba 500 mamografias totalmente gratuitas

“É importante que as mulheres a partir de 35 anos, que já estão com pedidos de exames, aproveitem essa oportunidade e compareçam”, convidou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, que na tarde desta sexta-feira (12/10) esteve vistoriando o local que receberá a carreta, junto com o vice-prefeito e secretário de Ação Social, Trabalho e Renda, Mauro Delforno.

“Essa é uma ótima notícia para as mulheres já neste início de ano”, frisa o secretário de Saúde, Renan Dias Irabi, que acompanhou a visita. Ele ressalta: “É importante chegar cedo para pegar a senha”.

Dias e horários

O atendimento começa na terça (16/01) e segue dia 27/01. Serão disponibilizadas 50 senhas para atendimento durante os dias de semana, das 8h às 17h, e 25 senhas aos sábados, entre 8h e meio-dia. O atendimento será por ordem de chegada.

Carreta da Mamografia4

Mulheres de Peito

O Programa Mulheres de Peito existe desde 2014 e já percorreu mais de 300 municípios do Estado para incentivar mulheres a realizar a mamografia. Se for detectado em fase inicial, o câncer de mama é curável em até 98% dos casos, evitando a retirada do seio e aumentando as chances de tratamento e cura.

Em 2023, o investimento da Secretaria Estadual de Saúde até setembro foi de R$ 5,7 milhões, atendendo mais de 19 mil pacientes em 38 cidades. No total, já foram realizadas cerca de 230 mil mamografias, 7 mil ultrassons, 700 biópsias, e mais de 2 mil mulheres foram encaminhadas para exames complementares ou início do tratamento oncológico em unidades estaduais especializadas.

COMPARTILHE NAS REDES