RMC

Governador convoca Vinhedo para discutir estiagem

Prefeitura vai pedir aumento de outorgas de captação e desassoreamento de rios e represas

A Prefeitura de Vinhedo foi uma das convocadas a participar de uma audiência na manhã desta quarta-feira, 12 de junho, pelo governador Tarcísio de Freitas, no Palácio dos Bandeirantes. Na pauta estava a estiagem severa que já afeta boa parte do Estado de São Paulo.

Ao lado de outros 14 municípios, de diversas regiões paulistas, Vinhedo apresentou um histórico das ações que estão sendo feitas para a garantia do abastecimento hídrico da população, além de um cronograma de obras e todas as medidas emergenciais já em prática desde a publicação do decreto municipal nº 170/24, em maio passado, que declarou situação de emergência frente à estiagem e às ondas de calor.

Em resposta, após também a apresentação dos representantes de órgãos técnicos do estado, o governador se comprometeu em lançar pacotes de serviços emergenciais para atender as urgências do momento, além de uma massiva campanha para a economia de água pela população.

Além disso, cada município será chamado a apresentar, de forma individual, às demandas locais, o que deve ocorrer diante da equipe da Secretaria da Casa Civil de São Paulo.

Nesse contexto, a Prefeitura de Vinhedo pretende solicitar o aumento de outorga de captação de água bruta e desassoreamento de alguns corpos de água, entre rios e represas. A ideia seria ampliar de 600 m³/hora para 720 m³/hora a capacidade de abastecimento pelo Rio Capivari, além de um novo ponto de captação, também de água bruta do Rio Capivari, na altura do bairro Santa Cândida, com uma vazão de 100 m³/hora.

Outros pontos de aumento de outorga seriam na Represa São Joaquim, passando dos atuais 40 m³/hora para 80 m³/hora, e no Córrego do Bom Jardim, de 200 para 300 m³/hora.

Já nas obras de desassoreamento, a intenção da Prefeitura de Vinhedo, é que sejam contempladas pelo programa Rios Vivos, do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, que na cidade já realizou trabalho semelhante na recuperação de um trecho de 1.500 metros do Rio Capivari.

Para isso, Vinhedo deve pedir o desassoreamento dos leitos do Córrego do Bom Jardim, além das Represas II e III, Represa São Joaquim e Represa da Cerâmica Jola. Com isso, a Prefeitura vislumbra o aumento da capacidade de armazenamento de água.

Ainda não há uma data para a próxima reunião acontecer junto ao Governo de São Paulo. Até lá, a Prefeitura de Vinhedo e a Sanebavi seguem com as ações locais, com obras para o aumento da oferta hídrica, além do rodízio de água, também previsto em decreto.

COMPARTILHE NAS REDES