RMC

Campinas realiza treinamento prático de extremos climáticos será dia 22 no Largo do Rosário

Detalhes do treinamento foram definidos em reunião do Comitê da Operação Estiagem – Crédito: Rogério Capela

Evento é a etapa prática da Capacitação de Líderes Comunitários que foi realizada nas cinco regiões de Campinas, entre março e maio

O Treinamento Prático de Extremos Climáticos, desdobramento da Capacitação de Líderes Comunitários para Enfrentamento de Extremos Climáticos, que foi realizada nas cinco regiões de Campinas, será no Largo do Rosário no dia 22 de junho, sábado, das 9h30 às 12h.

A iniciativa vai contemplar técnicas de enfrentamento a diversas situações cotidianas relacionadas ao clima. A organização é do Orçamento Cidadão e da Defesa Civil de Campinas com apoio do Corpo de Bombeiros, Sanasa, CPFL e Secretarias do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade; Saúde; e Serviços Públicos.

Os detalhes do evento foram definidos em reunião na quinta-feira, 6 de junho, com os membros do Comitê da Operação Estiagem. A ação também integra a programação de atividades da Operação.

Cerca de 50 pessoas são esperadas no treinamento, segundo o diretor do Orçamento Cidadão, Arlindo Dutra. “São líderes comunitários, conselheiros do Orçamento Cidadão e mais pessoas que participaram das primeiras edições teóricas. As pessoas estão empolgadas e querem entender mais e multiplicar esse conhecimento em suas comunidades”, destacou.

Quem quiser se inscrever antecipadamente para o treinamento pode fazê-lo por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdbeg6zDV3N4S4tbUZWr7zV8wfg3dye_PZbYAcjzQaeg5mZJA/viewform?usp=sf_link.

Bombeiros

De acordo com o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, esse será um momento para que todos que participaram das primeiras edições tenham oportunidade de conhecer e vivenciar na prática situações que podem encontrar no dia a dia. “Um exemplo é o treinamento que será fornecido pelo Corpo de Bombeiros para ensinar como sair de um carro energizado e o de Serviços Públicos sobre como proceder com relação a galhos de árvores que possam ter caído sob a fiação”, disse Furtado. “Essa mobilização da comunidade é importante e pode salvar vidas”, afirmou.

A ação também terá espaço para trabalhar o tema da pessoa com deficiência, com atividades que simulam os desafios que PCDs enfrentam em seu cotidiano e pensando também em situações de emergência.

Como parte do treinamento, a Defesa Civil vai mostrar como medir quantidade de chuva com pluviômetro e ensinar como se cadastrar para receber os alertas por SMS com informações de risco e autoproteção enviando mensagem com o CEP para o 40199.

Saúde

No estande da Secretaria de Saúde, os participantes vão receber orientações de prevenção contra a dengue e a febre maculosa. Eles vão aprender como tirar um carrapato da melhor forma e como recolher um morcego morto. A equipe também vai ensinar como registrar fotografias no SISS-Geo, plataforma da Fiocruz, que ajuda a identificar possíveis riscos à saúde pública a partir do registro de imagens de animais mortos.

De acordo com a coordenadora da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), Marcela Coelho, entre maio e outubro é o período de sazonalidade da febre maculosa. Nesta época, larvas e ninfas bem pequenas dificultam a visualização do carrapato, porém, ainda assim, eles podem parasitar as pessoas. “Já estamos levando ações educativas às escolas e aos centros de saúde e o evento será oportunidade para reforçar as orientações”, afirmou Marcela. Entre as orientações estão a de observar se sente febre de 2 a 14 dias após ter frequentado uma área de mata, caso sim, procurar atendimento médico e informar isso ao profissional de saúde para que a conduta seja adequada ao caso.

O evento também vai contar com uma tenda da Sanasa, empresa de economia mista responsável pelo saneamento de Campinas, que vai levar o furgão que simula uma residência para identificar vazamentos. A empresa também participa ensinando como vedar a caixa d’água para evitar que o local se torne criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, febre amarela chikungunya e Zika vírus.

Prática

O treinamento é um desdobramento da Capacitação de Líderes Comunitários para Enfrentamento de Extremos Climáticos que foi realizada entre março e maio deste ano. Durante as reuniões, os participantes aprenderam sobre monitoramento de riscos, alertas e ferramentas do site Campinas Resiliente, como se autoproteger em relação às chuvas fortes e consequências, além de dicas sobre a dengue.

Serviço

Treinamento Prático de Extremos Climáticos

Data: 22/06/2024 (sábado)

Horário: 9h30 às 12h

Onde: Largo do Rosário, Centro

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdbeg6zDV3N4S4tbUZWr7zV8wfg3dye_PZbYAcjzQaeg5mZJA/viewform?usp=sf_link

 

COMPARTILHE NAS REDES