RMC

Campinas promove treinamento de combate a incêndios para novos agentes da Defesa Civil

Treinamento voltado para a equipe de profissionais que atuam na Defesa Civil – Crédito: Carlos Bassan

Capacitação é voltada aos 14 agentes concursados, além de coordenadores e chefes de setor do departamento

 

 

A Prefeitura de Campinas, por meio do Departamento de Defesa Civil, realizou na manhã desta sexta-feira, dia 3 de maio, um treinamento voltado, especificamente, para a equipe de profissionais que atuam no órgão. A Capacitação foi realizada no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim e envolveu 18 pessoas, 14 novos agentes que ingressaram no serviço público por meio de concurso e outros quatro servidores que também trabalham na área – dois coordenadores e dois chefes de setor.

O treinamento de combate a incêndio em cobertura vegetal foi ministrado pelo Cabo PM Neto do 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros. A parte teórica abordou a teoria do fogo, conhecimento de equipamentos de proteção e de combate ao incêndio.

Na sequência os participantes realizaram uma atividade prática com técnicas de combate ao incêndio e utilização de equipamentos para combate incluindo a auto- bomba das caminhonetes da Defesa Civil.

De acordo com Daniel Honorato, que faz o apoio técnico no Departamento de Defesa Civil, o treinamento é uma etapa importante para os agentes que começaram há pouco tempo porque os capacita a prestar apoio quando necessário. “Estar apto a prestar apoio é uma das questões mais relevantes para os agentes da Defesa Civil. A gente não sabe quando será necessário colaborar com o Corpo de Bombeiros num evento de maior proporção ou mesmo nas ocorrências preventivas, onde ao encontrar um princípio de incêndio o agente pode fazer um primeiro combate evitando a propagação do fogo e minimizando os impactos ambientais”, detalhou

A Defesa Civil de Campinas realiza vários treinamentos, tanto para os agentes que atuam diretamente no órgão como para os brigadistas do serviço público, e atualmente, está capacitando líderes comunitários para enfrentamento de extremos climáticos.

COMPARTILHE NAS REDES