RMC

Campinas é premiada por alcançar metas de universalização do saneamento básico

Premiação ocorreu durante a 8ª edição do Prêmio “Casos de Sucesso”, promovido pelo Instituto Trata Brasil

Campinas foi uma das cidades premiadas pelo Instituto Trata Brasil durante a 8ª edição do Prêmio “Casos de Sucesso”, realizada na tarde desta segunda-feira, dia 27 de maio, na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. Esse evento tem por objetivo reconhecer os esforços dos municípios que são destaques positivos na melhoria dos serviços de saneamento básico. Estiveram presentes para receber o prêmio o prefeito Dário Saadi e o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior.

No Ranking do Saneamento Básico 2024, estudo que avalia os principais indicadores de saneamento dos 100 municípios mais populosos do País, Campinas foi uma das cidades premiadas na categoria “Atingimento das Metas do Novo Marco Legal do Saneamento Básico”. Foi também a única metrópole com nota máxima no ranking. Os municípios de Londrina, no Paraná, e São José do Rio Preto, em São Paulo, também receberam a premiação.

Essa categoria busca prestigiar os municípios que simultaneamente tenham atendido a todas as metas estabelecidas pela Lei nº 14.026, de 15 de julho de 2020 (Novo Marco Legal do Saneamento Básico).

Campinas é a única metrópole a atingir todas as metas antes do período estipulado, com índice de 99,84% de atendimento total de água, 96,42% de coleta e afastamento de esgoto e 94% de tratamento de esgoto.

Na ocasião, o prefeito Dário Saadi destacou o Plano Campinas 2030 de Segurança Hídrica, que inclui, entre outros investimentos, a  troca de redes de água e a construção de novos reservatórios. “Para nós é um orgulho muito grande receber este prêmio, somos a única metrópole que atingiu a universalização, e eu tenho certeza que o que nós fizemos nesses últimos três anos e meio acelerou esse processo que colocou Campinas nessa posição. A Sanasa é referência, uma das melhores empresas do Brasil”, complementou.

Para o presidente Manuelito Magalhães Júnior, essa premiação é resultado de planejamento, gestão, capacidade técnica e vontade política para sustentar esse desafio. “Sem o apoio e a retaguarda política não alcançaríamos bons resultados. Por isso eu gostaria, neste momento, de agradecer o prefeito Dário Saadi pela confiança e pelo apoio para que nós conseguíssemos chegar onde chegamos”, ressaltou o presidente da Sanasa.

Também presente na cerimônia de premiação, o secretário nacional de Saneamento, Leonardo Picciani,  adiantou que o governo federal anunciará investimentos no valor de R$ 20 bilhões em obras de esgotamento sanitário, água, drenagem e resíduos sólidos. Destacou ainda a urgência em investir em drenagem devido as mudanças climáticas. “O governo federal vem buscando soluções inteligentes de contenção de enchentes, a realidade climática nos mostra claramente que alguma coisa urgente precisa ser feita e em breve precisaremos ter metas tão rígidas para drenagem assim como a gente tem buscado fazer para o esgotamento sanitário e para o abastecimento de água”, acrescentou o secretário.

“A gente sabe que o acesso ao saneamento muda a vida das pessoas e que ele precisa ser visto como um ativo político nos mais de 5.500 municípios do nosso país. Que a gente possa seguir inspirando os demais municípios por meio desses exemplos de vocês que têm transformado a vida da população nessas cidades nas quais vocês atuam”, afirmou  a presidente-executiva do Instituto Trata Brasil, Luana Pretto.

COMPARTILHE NAS REDES