RMC
Apresentação da Banda Sinfônica do Exército em comemoração aos 250 anos de Campinas será no dia 27
Interessados podem se inscrever a partir do dia 23, na página da Escola de Cadetes do Exército (espcex.eb.mil.br) ou pelo Instagram @espcex.exercito
A Banda Sinfônica do Exército fará uma apresentação no sábado, 27 de julho, a partir das 20h, na EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército) como parte das comemorações dos 250 anos de Campinas. Os interessados em assistir à apresentação podem se inscrever a partir do dia 23, na página da Escola de Cadetes do Exército (espcex.eb.mil.br) ou pelo Instagram @espcex.exercito. As vagas são limitadas
“Tenho certeza que teremos uma linda apresentação. É mais um presente especial para a cidade, que completou 250 anos”, disse a secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli. “Neste ano promovemos eventos para diferentes públicos e gostos e tenho certeza que o concerto vai fechar com chave de ouro a programação”, disse.
O repertório será variado e terá uma peça de abertura em homenagem ao ilustre compositor campineiro Carlos Gomes. O grupo, composto por 48 músicos, será regido pelo subtenente Daniel da Silva Filho.
Banda Sinfônica do Exército (BSE)
A Banda Sinfônica do Exército (BSE) foi criada em 2002 pelo então Comandante do Exército, General de Exército Gleuber Vieira, e é vinculada ao Comando Militar do Sudeste, sediado em São Paulo, que na época era comandado pelo General de Exército Francisco Roberto de Albuquerque. Tem como objetivo principal fazer da música um bem comum, como parte das atividades culturais do Exército, e estabelecer um elo artístico-cultural com a sociedade brasileira.
A BSE foi fundada pelo maestro Benito Juarez. Ela é gerida pela Fundação Cultural Exército Brasileiro (FUNCEB) e tem a Fundação Habitacional do Exército (FHE/POUPEx) como sua principal patrocinadora.
Em sua trajetória, a Banda se apresentou em locais como o Memorial da América Latina, Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Teatro Municipal de São Paulo entre muitos outros. O reconhecimento de sua excelência musical veio com o prêmio “Melhor Projeto Musical Erudito de 2008”, conferido pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).