Opnião

55 Anos

Entramos em maio, e para a Folha de Valinhos é um mês de celebração. Afinal de contas, nascemos exatamente no dia 1º de maior de 1968, um ano conturbado e de grandes mudanças no mundo. Nascemos justamente no Dia do Trabalho, hoje Dia do Trabalhador. Nascemos para preencher uma lacuna na comunicação local que há décadas vinha sendo perseguida por alguns intrépidos em prover Valinhos de um jornal que refletisse seu cotidiano.

Era um tempo totalmente diferente do que vivemos hoje, em que a informação era produzida e distribuída de outras formas, sobretudo através das ondas do rádio, da TV e do jornal impresso. A tecnologia na época já era avançada e a distribuição massiva da produção da informação atingia um importante contingente da população. Mas nada se compara com a disrupção ocorrida no limiar do século XXI.

Estamos celebrando na próxima segunda-feira, dia 1º, 55 anos de existência e sempre fomos pioneiros em muitas ações ocorridas na cidade, não apenas no campo da comunicação, mas sobretudo em traduzir a voz da comunidade, seus anseios, sonhos, problemas e dores para que pudessem ser ouvidos pelas autoridades.

Em nossa missão de realizar um jornalismo local com responsabilidade e ética, atravessamos cinco décadas e meia, enfrentando também nossos desafios enquanto empresa de jornalismo e que ainda tem na publicidade, patrocinada por nossos anunciantes a única fonte de receita para manter a missão de levar a informação aos valinhenses.

Sobrevivemos a muitos problemas, atropelos políticos e infortúnios econômicos, mas nada se compara com as mudanças provocadas pela tecnologia, sobretudo pela Internet e Redes Sociais entre o final da primeira década do século XXI e o atual momento. O negócio do jornalismo que já foi muito rentável para as grandes corporações de mídia – não para pequenos jornais como o nosso – está em ‘xeque-mate’ – as big-techs (Google e Facebook) mudaram para sempre nosso negócio de informar capitalizando para seus cofres mais de 60% das receitas publicitárias no mundo.

Sobreviver acabou se tornando não apenas um desafio para os pequenos, mas sobretudo para as grandes corporações de mídia – exemplo clássico estamos vendo o que está acontecendo com a Rede Globo e seus constantes cortes na folha de pagamento. Enfrentar esse desafio é encontrar um modelo de negócio que se adapte aos novos tempos é a equação a ser resolvida por todos que acreditam que o jornalismo e a liberdade de imprensa ainda são o esteio da democracia. Do contrário, assim como vem acontecendo em várias partes do mundo e no Brasil também, a formação de grandes desertos de notícias: espaços geográficos – regiões e cidades – estão ficando desprovidas de meios de comunicação e suas populações alijadas de acesso a um bem importante para o exercício de sua cidadania.

A Folha de Valinhos desde o início da década de 2010, quando definitivamente entrou na Internet com o lançamento do seu portal de conteúdo – www.folhadevalinhos.com.br – deixou de ser um jornal semanário e passou a ser um meio de comunicação diário, vez que a própria dinâmica de eventos, ações e acontecimentos locais também mudava a cada dia. Esse foi um grande passo, para nos mantermos atuante no mercado local.

Um fato que marca definitivamente nossa história e a transição do modelo impresso e da dinâmica comunicacional semanária foi a decisão tomada em outubro de 2021 de parar de circular o jornal impresso. Uma decisão difícil, mas necessária em face aos grandes custos da operação que envolvia gastos com gráfica – com insumos cotados em dólar e a logística de distribuição do conteúdo produzido.

Desde então estamos atuando de forma híbrida – em datas especiais como o aniversário de Valinhos e Natal – circulamos a edição impressa e semanalmente produzimos o mesmo jornal e o transformamos em uma edição digital que é distribuída para mais de 5 mil leitores através das nossas listas de WhatsApp e o mesmo conteúdo também fica à disposição dos internautas para download diretamente em nosso portal que ainda este mês terá um novo e dinâmico formato.

Chegar aos 55 anos é motivo de grande celebração para nós da equipe da Folha de Valinhos. Mas isso não seria possível se não contássemos com nossos leitores e nossos anunciantes, por isso queremos dividir essa celebração com todos vocês.

COMPARTILHE NAS REDES