Esportes
Marcos Medeiros de Valinhos conquista o 2º lugar na UAI após mais de 53 horas de prova
Após 53 horas, poucas horas de sono, vencendo um percurso de 235 km pelas montanhas de Minas Marcos Medeiros é exemplo de determinação e superação
Por volta das 12h30 minutos desta segunda-feira, 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, o atleta de Valinhos, Marcos Medeiros, 50 anos, cruzou a linha de chegada, em segundo lugar, de uma das ultramaratonas mais desafiadoras do Brasil a Ultramaratona dos Anjos Internacional (UAI), na cidade de Passa Quatro em Minas Gerais.
Medeiros percorreuu os 235 quilômetros da prova em pouco mais de 53 horas. A largada aconteceu na manhã de sábado, dia 13, também na cidade de Passa Quatro e perccoreu trilhas e estradas das cidades de Passa Quatro, Virginia, São Lourenço, Caxambu, Baependi, Cachoeira dos Garcia, Aiuruoca, Alagoa e Itamonte. Um percurso desafiado com muitas trilhas, estradas de terra, subidas e descidas pelas montanhas de Minas
Juntamente com Medeiros também largou Marcos Pereira, 57 anos, ambos da equipe de corrida Lourdes Salgado, mas que na noite de ontem, dia 14, por volta das 23 horas, a equipe de apoio de Pereira informou que ele estaria deixando a prova. Motivo: muitas dores em função de lesões na coxa e no joelho. Até este momento Marcos Pereira, havia percorrido 210 quilômetros, mas não tinha mais condições físicas de enfrentar os 25 km restantes.
Na manhã desta segunda-feira, dia 15, em áudio encaminhado à equipe de apoio de Medeiros, Marcão tranquilizou os amigos, informado que já estava bem e desejou sorte ao amigo. “Xará, continua na guerra, vai devagarzinho, tem até às dez horas da noite para acabar isso ai. Repousa, põe os ‘pezinhos’ pra cima, põe gelo. Tenta ai. Estamos na torcida aqui”, disse.
A chegada de Medeiros vou confere neste video, juntamente com a premiação dele e da equipe de apoio composta pelos amigos Thiago Faria e Ricardo Rosalem, que durante três dias acompanharm a jornada do guerreiro até ele cruzar a linha de chegada. Com a marca de pouco mais de 53 horas, Medeiros cumpre o objetivo de realizar os 235 quilômetros da prova em no máximo 60 horas.
Para completar os 25 km restante da prova nesta segunda-feira, dia 15, Medeiros, muito cansado, precisou também superar uma canelite – dor na canela ocasionada por esforço repetitivo. Com a ajuda da equipe e orientação da da sua filha que é professora de educação física e personal trainer, Larissa, Medeiros retomou a prova por volta das 8h20 e fechou o ciclo as 12h30.
Confira aqui o video da chegda de Medeiros em 2º lugar na UAI – após 53 horas de prova pelas montanhas de Minas e o video da entrega do Troféu e da medalha à equipe de apoio.
Os dois ultramaratonistas de Valinhos contam com o apoio dos patrocinadores: Shalom Autopeças, Só Touch, a professora de educação física Larissa Medeiros Personal Trainer; BE Academia; Dr. Daniel Guedes e Folha de Valinhos que está fazendo o registro exclusivo da jornada dos atletas neste grande desafio esportivo.
Desde o início do ano a Folha de Valinhos está registrando os preparativos dos dois atletas para o grande desafio, que estava programado para acontecer entre os dias 9 e 11 de julho mas que em função da pandemia acabou sendo adiado para os dias 13, 14 e 15 de novembro.