Valinhos

Quase 600 animais já foram atendidos pelo Castramóvel

 Prefeitura realiza cadastro online para o serviço itinerante que também oferece chips e medicação sem custo para tratamento pós-cirúrgico

O serviço móvel de castração gratuita de cães e gatos, lançado em agosto pela Prefeitura no programa “Valinhos em Ação”, já atendeu 585 animais nos três primeiros mutirões. Somente no último final de semana, 165 animais foram castrados no ônibus no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini. Quem ainda não levou seu pet já pode fazer o cadastro para a próxima etapa, prevista para os dias 25 e 26 de novembro na região do Jardim São Marcos.

As inscrições são online pelo site da Prefeitura, 1Doc, no link:https://valinhos.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&itd=5&is=4762707. Para fazer o cadastro, os tutores devem providenciar primeiramente o Cartão Cidadão, comparecendo na Central de Atendimento do iCidadão, no Paço Municipal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3829-2197 ou pelo e-mail: cbea.valinhos2020@gmail.com

A ação já havia sido realizada em agosto no Parque das Figueiras e em setembro no Jardim do Lago. Todos os cães e gatos castrados também recebem chip de identificação e a medicação para o tratamento pós-cirúrgico sem custos.

A moradora do Jardim Recanto, Renata Oliveira, foi juntamente com a filha Thayná levar a pet Luna, de 4 anos, para a castração. “Achamos importante castrar nossa Luna, pois quando ela estava no cio ficava muito agitada. Essa é uma ação muito importante, primeiro porque vemos cachorros nas ruas que acabam procriando, sem controle, e também porque são poucos os tutores que têm consciência e condições financeiras para pagar pela cirurgia. Esse programa gratuito é um benefício para toda a população que podemos usufruir e garantir mais saúde aos animais”, diz Renata.

“Esse serviço itinerante e inédito promove a saúde e o bem-estar dos animais, coibindo a procriação indiscriminada de cães e gatos que acabam, em boa parte, abandonados ou negligenciados. A ideia é também conscientizar a população sobre os benefícios da castração. Já observamos aumento na procura pela cirurgia, que já é oferecida gratuitamente no decorrer do ano em clínica contratada pela Prefeitura”, destaca o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rafael Bassi.

O serviço móvel de castração, contratado pela Prefeitura de forma inédita na administração da prefeita Capitã Lucimara chegou à cidade por meio de emenda impositiva do vereador César Rocha.

COMPARTILHE NAS REDES