Valinhos

Valinhos será sede da abertura oficial do Projeto Gota d’Água 2024 nesta sexta-feira, dia 8

Prefeitura, em parceria com PCJ, reunirá gestores municipais de várias cidades da região visando estimular práticas pedagógicas relacionadas com o uso responsável da água
Valinhos foi escolhida para sediar o primeiro encontro do Projeto Gota d’Água 2024, promovido pelo Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – PCJ, nesta sexta-feira, dia 8, a partir das 9h, no Plenário da Câmara Municipal. Com o tema “Justiça Ambiental e Resiliência Hídrica”, o evento será realizado em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Prefeitura de Valinhos, por meios das secretarias de Educação, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e DAEV, e reunirá gestores municipais de várias cidades da região visando estimular práticas pedagógicas relacionadas com o uso responsável da água.
Os educadores e gestores municipais envolvidos nas ações promovidas pelo Consórcio PCJ em parceria com a Prefeitura estão com boas expectativas em participar de novas atividades em 2024, visando a educação ambiental nas unidades escolares.
“Há anos Valinhos vem participando efetivamente do projeto e colhendo frutos, como em 2023, quando o tema do projeto foi ‘Água para mim, água para nós, minha voz no Comitê Mirim’ e os alunos da EMEB Cecília Meireles receberam Menção Honrosa na categoria Pod Cast. Em 2024 já nos programamos para aplicar na prática o Gota d’Água, incentivando os coordenadores pedagógicos da rede municipal a participar, para assim incentivarem o desenvolvimento do projeto nas unidades escolares”, destaca o coordenador do Ensino Fundamental (Anos finais), Lucas Scarone Silva.
Mesa redonda
Durante o encontro será realizada a mesa redonda, que leva o tema “Onde falta Água?”, e mediada por convidados especiais, e contará com a participação de todos os presentes. Estão confirmadas a participação na roda de conversa: Ângelo Lima, que é secretário executivo do Observatório da Governança das Águas (OGA); Cassiana Maria Reganhan Coneglian, professora da Unicamp e integrante da Câmara Técnica de Saúde Ambiental do PCJ; e John Tatton, Professor de Saneamento Ambiental na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).
A Gerente Técnica do Consórcio PCJ e coordenadora do Programa de Educação e Sensibilização, Andréa Borges, falou sobre o início de mais um projeto Gota d’Água, mas desta vez um pouco mais especial, uma vez que o Projeto completa neste ano de 2024, 30 anos: “Em pensar que tudo começou com a Semana da Água lá em 1994 e após 30 anos estamos aqui, discutindo temas contemporâneos, que geram engajamento e impactam cada vez mais pessoas”, afirma.
Escolha do Tema
A revelação do tema Justiça Ambiental e Resiliência Hídrica” aconteceu no Seminário de avaliação do projeto, em novembro do ano passado. O surgimento do tema foi impulsionado por intensos debates e discussões nas redes sociais. As interações online, permeadas por diversas perspectivas e vozes, deram origem a um diálogo enriquecedor que, por sua vez, inspirou a exploração mais aprofundada desse tema.
Sobre o Projeto Gota d’Água
O projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí (PCJ) foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e, a partir de 2015, passou a fazer parte do Projeto Gota d’Água. A ação completa 30 anos em 2024, com o objetivo de intensificar as ações de educação ambiental. Em média, 150 mil pessoas por ano participam das ações do projeto nas Bacias PCJ.

COMPARTILHE NAS REDES