Valinhos
Valinhos se destaca no Ranking nacional de Melhores Cidades para Negócios 2023
Agropecuária, Indústria e Comércio são os segmentos onde o município se destacou entre as 100 melhores cidades brasileiras, segundo estudo da Urban Systems e Bright Cities
Estudo realizado pela Consultoria Urban Systems em parceria com a Bright Cities para a elaboração do Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios do Brasil 2023 mostra que Valinhos se destacou em três dos sete segmentos analisados: Agropecuária, Indústria e Comércio. O ranking analisou 319 cidades brasileiras com população acima de 100 mil habitantes.
Essa é a terceira edição do Ranking das Melhores Cidades para Negócios, que apresenta uma visão abrangente das melhores cidades para investir em diferentes segmentos de negócios: Mercado Imobiliário, Comércio, Serviços, Educação, Indústria e Agropecuária. Este ano, o segmento de saúde foi incluído pela primeira vez. Valinhos conseguiu se posicionar em três dos sete segmentos analisados, sendo eles agropecuária, indústria e comércio.
No segmento agropecuário, Valinhos aparece na 13ª posição entre as 100 Melhores Cidades para se Fazer Negócios, com a nota 3,379. Para o estabelecimento do ranking neste segmento, são analisados oito indicadores, além dos indicadores do macro cenário: empregos no setor com média e alta remuneração, crescimento da produção de lavoura permanente, crescimento da produção de lavoura temporária, produtividade na lavoura permanente, produtividade na lavoura temporária, crescimento da produção pecuária, exportação pecuária e empregos no setor pecuário.
No segmento industrial, Valinhos se destaca na 37ª posição (nota 4,055), melhorando 31 posições em relação ao ranking de 2022, quando estava na 68ª posição. Para o ranking das 1o0 melhores no setor industrial, foram analisados nove indicadores: empregos no setor industrial, empregos no setor com média e alta remuneração, estabelecimentos industriais, renda do trabalhador da indústria, exportação industrial, distância do aeroporto, distância ao porto de exportação mais próximo, paralisações no serviço de água e rodovias federais.
Já no segmento comercial, Valinhos aparece na 47ª posição entre as 100 Melhores Cidades para se Fazer Negócios, com nota 3,073. Neste segmento, são analisados dez indicadores: empresas no setor com média e alta remuneração, renda do trabalhador do comércio varejista, renda do trabalhador do comércio atacadista, estabelecimentos comerciais varejistas, estabelecimentos comerciais atacadistas, empregos no comércio varejista, empregos no comércio atacadista, crescimento populacional, banda larga e renda do trabalhador formal.
No ano passado, Valinhos também se destacou no ranking de 2022, figurando entre as 100 melhores cidades do Brasil em seis segmentos analisados: Mercado Imobiliário (46ª posição), Comércio (11ª posição), Serviços (51ª posição), Educação (84ª posição), Indústria (68ª posição) e Agropecuária (7ª posição). A manutenção e a melhora em diversas posições refletem a contínua atratividade e potencial de investimento do município.
O estudo visa identificar as cidades com maior oportunidade de investimentos por meio do setor privado. Segundo especialistas da Urban Systems, o estudo das Melhores Cidades para Fazer Negócios sofreu alterações desde 2020 devido ao impacto da pandemia, mas a edição de 2023 introduziu novos indicadores, incluindo o de saúde, refletindo a evolução e adaptação das cidades às novas realidades econômicas e sociais.