Valinhos

Valinhos revive a Paixão de Cristo com celebrações nas cinco paróquias

 

A partir desta quinta-feira, dia 17, fiéis acompanham ritos e missas que marcam os últimos dias de Jesus, culminando na celebração da Páscoa

 

As cinco paróquias de Valinhos – São Sebastião, São Cristóvão, Sant’Ana, São José de Anchieta e Nossa Senhora das Graças – iniciam nesta quinta-feira, dia 17, as celebrações que recordam os últimos dias de Jesus Cristo na Terra.

A celebração da Ceia do Senhor e o rito de Lava-Pés têm grande significado para os católicos, pois representam a instituição da Eucaristia. Na Matriz de São Sebastião, a missa e o rito de Lava-Pés acontecem às 19h. Também haverá missas em todas as comunidades da paróquia – confira a programação abaixo.

Na Paróquia de Sant’Ana, a celebração da Ceia do Senhor e o Lava-Pés começam às 19h30, e às 21h, até as 14h da Sexta-feira Santa, ocorre a Vigília de Adoração ao Santíssimo. Além disso, haverá celebrações nas comunidades das paróquias.

Na Paróquia de São Cristóvão, haverá a Bênção dos Ramos e a Missa da Paixão neste sábado, dia 12, às 18h30, na matriz. No Domingo de Ramos, as celebrações começam às 8h30 com a Bênção e Procissão de Ramos na Praça São Cristóvão, seguidas pela Missa da Paixão. Às 19h, também haverá Bênção de Ramos e Missa da Paixão.

 

SEXTA-FEIRA SANTA

No dia 18, considerado o dia mais importante para o cristianismo, as paróquias também programaram celebrações especiais. Na Paróquia de São Sebastião, haverá a “Páscoa da Cruz” às 15h, e às 19h, a Procissão do Senhor Morto, com saída da Matriz de São Cristóvão até a Matriz de São Sebastião, com participação das paróquias de São Sebastião, São Cristóvão e Santa Rita de Cássia.

Na Matriz de Sant’Ana, as celebrações da Sexta-feira Santa começam às 6h da manhã com a Vigília de Adoração ao Santíssimo, que acontecerá também nas diversas comunidades da paróquia.

 

DOMINGO DE PÁSCOA

As celebrações do Domingo de Páscoa iniciam às 5h30 com a Procissão do Encontro e a Missa (saída da Matriz de São Cristóvão e da Comunidade Santa Cruz, com encontro no Largo São Sebastião). Na chegada, haverá missa e, após, um café comunitário no Centro Pastoral.

Na Matriz de Sant’Ana, a programação do domingo de Páscoa começa às 9h com a Missa da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, no salão paroquial.

 

SIGNIFICADOS

Lava-Pés: O gesto do Lava-Pés na Quinta-feira Santa, na tradição católica, é profundamente simbólico. Remonta ao próprio Jesus Cristo, que demonstrou humildade diante de seus discípulos. Essa prática tem raízes históricas e culturais ligadas à hospitalidade da época, além de representar os valores de serviço e humildade.

Última Ceia: A Missa da Ceia do Senhor é repleta de simbolismo e significado espiritual. O pão e o vinho, transformados no Corpo e Sangue de Cristo durante a consagração, representam o próprio Cristo, que se oferece como alimento espiritual para seus seguidores. Essa celebração também reafirma a Nova Aliança entre Deus e a humanidade, marcando a transição da antiga aliança (Páscoa judaica) para a nova, em Cristo. Além disso, prepara os discípulos para a missão de levar o Evangelho ao mundo, ensinando princípios de servidão e perdão.

 

Programação das Paróquias

 

Paróquia de São Sebastião

Quinta-feira Santa (17/04): 19h – Missa da Ceia do Senhor e Rito de Lava-Pés

Sexta-feira Santa (18/04): 15h – “Páscoa da Cruz”; 19h – Procissão do Senhor Morto (saída da Matriz de São Cristóvão até a Matriz de São Sebastião), com participação das paróquias de São Sebastião, São Cristóvão e Santa Rita de Cássia

Sábado Santo (19/04): Vigília Pascal às 19h – Missa da Ressurreição

Domingo de Páscoa (20/04): 5h30 – Procissão do Encontro e Missa (saída da Matriz São Cristóvão e da Comunidade Santa Cruz, encontro no Largo São Sebastião). Após a missa, café comunitário no Centro Pastoral.

Missas na Matriz: 9h, 17h30 e 19h

 

Comunidade Nossa Senhora de Fátima

Quinta-feira Santa (17/04): 19h – Missa da Ceia do Senhor e Rito de Lava-Pés

Sexta-feira Santa (18/04): 15h – Celebração da Cruz

Sábado Santo (19/04): Vigília Pascal às 19h – Missa da Ressurreição

Domingo de Páscoa (20/04): 8h – Missa

 

Comunidade Santa Cruz

Quinta-feira Santa (17/04): 19h – Celebração da Palavra (Páscoa da Ceia do Senhor e Rito de Lava-Pés)

Sexta-feira Santa (18/04): 15h – Celebração da Cruz

Sábado Santo (19/04): Vigília Pascal às 19h – Celebração da Palavra

Domingo de Páscoa (20/04): 5h30 – Procissão do Encontro

 

Comunidade Santa Rita

Quinta-feira Santa (17/04): 19h – Celebração da Palavra (Páscoa do Senhor e Rito de Lava-Pés)

Sexta-feira Santa (18/04): 15h – Celebração da Cruz

Sábado Santo (19/04): Vigília Pascal às 19h – Celebração da Palavra

Domingo de Páscoa (20/04): 9h30 – Missa

 

Comunidade Santo Antônio

Quinta-feira Santa (17/04): 19h – Missa da Ceia do Senhor e Rito de Lava-Pés

Sexta-feira Santa (18/04): 15h – Celebração da Cruz

Sábado Santo (19/04): Vigília Pascal às 19h – Missa

 

Comunidade Sagrada Família

Quinta-feira Santa (17/04): 19h – Celebração da Palavra (Páscoa do Senhor e Rito de Lava-Pés)

Sexta-feira Santa (18/04): 15h – Celebração da Cruz

Sábado Santo (19/04): Vigília Pascal às 19h – Celebração da Palavra

Domingo de Páscoa (20/04): 9h30 – Celebração da Palavra; 11h – Missa

 

Matriz Sant’Ana

Quinta-feira (17/04): Ceia do Senhor às 19h30; Missa solene

21h às 14h (18/04): Vigília de Adoração ao Santíssimo

Sexta-feira Santa (18/04): Vigília de Adoração ao Santíssimo das 00h às 12h (com várias comunidades) e Celebração da Paixão às 15h

Sábado Santo (19/04): Vigília Pascal às 19h – Missa do Fogo

Domingo de Páscoa (20/04): 9h – Missa da Ressurreição

 

Paróquia de São Cristóvão

Quinta-feira (17/04): 19h – Missa da Instituição da Eucaristia e Rito do Lava-Pés

Sexta-feira (18/04): 00h – Vigília dos Jovens; às 6h – Vigília das pastorais e comunidades; às 15h – Celebração e Adoração da Cruz; às 19h – Procissão do Senhor Morto até a Paróquia São Sebastião

Sábado (19/04): 18h30 – Missa da Vigília Pascal

Domingo de Páscoa (20/04): 5h30 – Procissão do Cristo Ressuscitado até a Paróquia São Sebastião e Missa; às 10h e às 19h – Missas na Igreja de São Cristóvão

 

Paróquia de São José de Anchieta

Quinta-feira (17/04): 19h – Ceia do Senhor

Sexta-feira Santa (18/04): 15h – Adoração de Jesus na Cruz

Sábado Santo (19/04): 19h – Vigília Pascal

Domingo de Páscoa (20/04): 9h30 e 19h – Missas

COMPARTILHE NAS REDES