Valinhos

Valinhos registra uma das menores taxas de homícido do Brasil em 2023

Taxa de Homicídio do município para grupo de 100 mil pessoas é de 0,7936, uma das mais baixas do país, no estado de São Paulo é de 5,72; as modalidades de crimes de roubo e furtos de veículos também registraram queda

Levantamento feito pela Folha de Valinhos junto ao banco de dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo – mostra que ao longo dos 12 meses de 2023, Valinhos registrou um homicídio doloso (quando há intenção de matar). O homicídio em questão foi registrado em outubro.

Em relação a 2022, quando o município registrou quatro homicídios, houve uma queda de 75% o que fez com que Valinhos registrasse uma das menores Taxas de Homicídio dos últimos dez anos, 3,174 para cada 100 mil habitantes. Uma taxa bem abaixo da taxa registrada no estado de São Paulo que foi de 5,72 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

A última vez que Valinhos contabilizou número tão baixo nas mortes intencionais foi em 2017, também com apenas 1 homicídio. Em dez anos o maior número de homicídios foi registrado em 2014, quando a cidade contou 6 homicídios culposos.

Valinhos é considerada uma das cidades mais seguras do Brasil. Para se ter uma ideia de comparação,  na Região Metropolitana de Campinas – RMC – algumas cidades registraram números bem elevados, como Itatiba (que tem população igual a de Valinhos, registrou 7 homicídios culposos; Indaiatuba – 6; Sumaré – 22, Hortolândia – 24 e Campinas, 98 homicídios culposos.

CRIMES CONTRA A MULHER

Os crimes de violência sexual contra a mulher registrou uma pequena queda, foram registrados 29 ocorrências do crime de estupro, contra 30 registradas em 2022. Desse total,  23 foram de estupro de vulnerável, quando a vítima é menor de 14 anos e o crime acontece através de constrangimento da vítima mediante violência ou grave ameaça.

TRÂNSITO MATA

O trânsito de Valinhos continua sendo o responsável por mortes. Em 2023 foram contabilizados 12 ocorrências de homicídio culposo (sem intenção de matar) por acidente de trânsito, uma média de uma vitima por mês. Setembro foi o mês de maior incidência de óbitos no trânsito, três no total. Em 2022 foram 13 ocorrências para este tipo de ocorrência.

ROUBO E FURTO DE VEÍCULOS EM QUEDA

Duas modalidades de crime que assusta muito os valinhenses, o roubo e o furto de veículos – dois crimes que atentam contra o patrimônio da vítima – vem apresentando queda desde 2020. Levantamento realizado pela Folha de Valinhos junto ao banco de dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo mostra que nos últimos cinco anos houve uma redução de 28,4% nessas modalidades de crime.

Em 2019 foram furtados e roubados no município 317 veículos, sendo 252 furtados e 65 roubados. Nos doze meses de 2023 esse número caiu para 227, sendo 177 veículos furtados e 50 roubados.

 

COMPARTILHE NAS REDES