Valinhos

Valinhos recebe Selo ‘Bright Cities 2024’ por avanços em gestão inteligente de dados

Implantação de sistemas tecnológicos como COI e Valinhos 360 são destaques na premiação do município

Com avanços tecnológicos na oferta dos serviços públicos nas áreas de saúde, educação, segurança e demais secretarias municipais, Valinhos é premiada e recebe o selo “Bright Cities 2024” – Gestão Inteligente de Dados.

“Tivemos a coragem de fazer essa revolução tecnológica na cidade para facilitar a vida do cidadão de Valinhos. Para nós, gestores, é fundamental ter ferramentas para podermos entender e atender melhor todas as áreas, para assertividade e eficiência aos serviços públicos, como o valinhense merece”, disse a prefeita Lucimara Godoy.

A conquista do selo consolida a busca do município pela utilização de dados na tomada de decisões, com o principal objetivo de promover melhorias efetivas nos serviços públicos ofertados, ambiente de negócios e na qualidade de vida dos cidadãos valinhenses.

“Se a sua cidade recebe esse selo significa que está avançando no processo de transição digital e de um futuro mais inteligente, humano e de bem-estar, como é o caso de Valinhos que alcançou o objetivo”, destacou a CEO da Bright Cities, Raquel Cardamone.

Gestão Inteligente

Na saúde, Valinhos implantou o prontuário digital que agiliza e otimiza o atendimento dos munícipes aos serviços ofertados, além da implantação de internet de fibra ótica em todos os prédios públicos. Já na educação, projetores de última geração e lousas digitais auxiliam na informatização dos conteúdos e interação de professores e alunos.

Na área de segurança, o COI (Centro de Operações Inteligentes) possibilita a integração efetiva e em tempo real de todas as corporações policiais – Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil. Também subsidia outros órgãos como a Secretaria de Mobilidade Urbana e a Defesa Civil com informações estratégicas obtidas a partir das imagens de monitoramento de câmeras em vários pontos da cidade. Uma muralha digital que já atuou em mais de 30 ocorrências através do cruzamento de dados e inteligência

Outro programa de destaque é o Valinhos 360, que permitiu que a cidade deixasse o ‘analógico’ de lado, dando entrada ao virtual. Desde julho de 2023, Valinhos passou a tramitar todos os protocolos, processos e documentos administrativos de forma 100% digital. De onde estiver, o cidadão tem autonomia para enviar documentos, solicitar serviços ou resolver pendências.

Outras facilidades criadas nesta gestão, foram o programa Licença Ágil que permitiu a agilidade na liberação de licenças de obra, sejam para as novas ou à emissão de habite-se. Também para projetos de edificações de pequeno porte e baixíssimo impacto urbano e à regularização de construções, e o programa Empresa Fácil em que a Prefeitura de Valinhos passou a disponibilizar essa ferramenta digital para quem quer abrir seu negócio sem sair de casa, já dando entrada no pedido pela internet. Para quem quer mudar de área ou atualizar os dados, também é possível alterar e encerrar empresas de forma totalmente online, sem se deslocar à Prefeitura.

Prêmio

A Bright Cities é uma plataforma que realiza o roteiro das cidades para que se tornem mais inteligentes todos os dias. Utilizando uma metodologia exclusiva que reúne, analisa e conecta dados de fontes oficiais, determina o desempenho de cidades de diferentes tamanhos e nacionalidades, em dez áreas de atuação. A partir da análise dos dados, a plataforma estabelece um roteiro, listando ações prioritárias para melhorar a qualidade dos serviços públicos e da gestão do governo, aumentando a qualidade de vida dos cidadãos.

Por meio de uma evolução gradual, cada cidade analisada pode se tornar mais eficiente até ser totalmente transformada em uma cidade inteligente. Para valorizar os esforços das que estão na jornada de transição digital, e que juntas com a Bright Cities estão adotando dados como ferramenta inteligente de gestão, foi criado o Selo Bright Cities de Gestão Inteligente de Dados.

A entrega do selo acontece após a finalização do ciclo de coleta e atualização dos 126 indicadores disponíveis na plataforma, vinculados a ISO 37120, de cidades e comunidades sustentáveis, e aos objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS-ONU).

COMPARTILHE NAS REDES