Valinhos

Valinhos investe na saúde: dobrando expectativas e cumprindo metas Constitucionais

No ano passado, 29,92% do orçamento municipal foi aplicado pela Prefeitura

Balanço divulgado pela Secretaria de Saúde nesta terça-feira (4) revela que o investimento feito pela Prefeitura de Valinhos na área é o dobro do índice exigido pela Constituição Federal. No ano passado, o montante chegou a R$ 184.684.044,83, o que representa 29,92% do orçamento municipal. O índice mínimo constitucional é de 15%.

A taxa registrada em 2023 confirma a tendência de aumento dos investimentos em Saúde nos últimos anos. Em 2021, o percentual ficou em 24,51% e em 2022 já havia subido para 26,77%.

“Ainda temos muito a melhorar numa área complexa como a Saúde, evidentemente, mas os números confirmam as melhorias que eram aguardadas há muito tempo e os resultados positivos”, avalia a prefeita Lucimara Godoy. No início do ano passado, por exemplo, Valinhos passou a contar com uma nova Central de Medicamentos. “Não há mais desperdícios por conta de goteiras. Pelo contrário. Regularizamos o estoque. Hoje não faltam medicamentos da rede municipal e conseguimos entregar a Farmácia 24 horas, além de estabelecer o funcionamento diário em todas as Unidades Básicas de Saúde”, menciona.

Outros avanços citados pela chefe do Executivo são o novo laboratório de exames em funcionamento desde maio de 2023, depois cinco anos de espera, além do início da Estratégia da Saúde da Família (ESF). A prefeita ainda destaca o Centro de Referência do Autismo de Valinhos (CAV). Seis meses após a inauguração, ganhará nova sede e dobrará o número de vagas a partir do próximo dia 15.

João Gabriel Vieira, secretário de Saúde, acrescenta medidas administrativas que trazem impactos no dia a dia dos atendimentos diversos prestados pela Prefeitura. A implantação do prontuário eletrônico e as reformas na estrutura física da rede são outros aspectos fundamentais. “UPA, Upinha, Unidades Básicas de Saúde e até mesmo a nova sede do SAMV eram obras aguardadas há muito tempo”, recorda.

COMPARTILHE NAS REDES