Valinhos

Valinhos inicia ano letivo de 2024 com boas-vindas aos 11 mil estudantes da rede municipal

Acolhimento diferenciado e atencioso são especialmente planejados pelos educadores da comunidade escolar

Como já é tradição em Valinhos, os mais de 11 mil alunos das unidades da rede municipal de ensino iniciaram hoje (7) o ano letivo de 2024. Coordenada pelas direções escolares e professores da Secretaria de Educação, da Prefeitura de Valinhos, as boas-vindas levaram aos estudantes mensagens de entusiasmo. Bexigas, cartazes, fanfarras e até tapete vermelho fizeram parte das recepções.

Na EMEB Governador André Franco Montoro (fundamental), no Bom Retiro, há 7 anos os alunos são recepcionados com um tapete vermelho na entrada da escola. De acordo com a direção da unidade, a atividade valoriza a boa acolhida como prática de ensino e traz excelentes resultados, principalmente no que se refere ao convívio escolar e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

“Além do tradicional tapete vermelho, esse ano tivemos novidades: a apresentação da fanfarra e de uma banda. Recebê-los com carinho, respeito e amor faz parte de nosso projeto pedagógico. Os alunos são a razão de nossa profissão e ficamos ainda mais felizes a cada ano, para acolhê-los como eles merecem. São as nossas estrelas”, disse o diretor Alceu Bento Petenuci Júnior.

Na EMEB Prefeito Vicente José Marchiori (educação infantil), no mesmo bairro, os alunos foram recebidos com arco decorativo de bexiga, acompanhados de professoras e funcionários. “A equipe escolar organizou um kit de boas-vindas para entregar aos alunos. Os painéis e espaço escolar foram cuidados para acolher e deixar o ambiente agradável, além de revitalização em parte do jardim, floreiras e plantio de árvores no parque. As professoras também ambientaram os alunos e aplicaram atividades diferenciadas”, contou a diretora Rose Arlete Giardelli.

MAIS ACOLHIMENTO

No Ponte Alta, os alunos das EMEBs Antônio Perseghetti e Manoel Furlan – que atendem à educação infantil e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental – contaram com um evento de voltas às aulas alegre e carinhoso. Foram recebidos com música pelos professores, participaram de oficina de desenho e pintura sobre os sentimentos aos chegar à escola. Houve, ainda, contação de história coletiva e apresentação da equipe.

Na EMEB Padre Leopoldo Petrus Van Liempt (ensino fundamental), no Jardim Recanto, os alunos foram recebidos pelos professores no horário da entrada da manhã e da tarde para acolhimento nas salas de aula e entrega de uma mensagem. A escola organizou um momento distinto para cada série na quadra, com músicas, orientações e integração entre as crianças da mesma turma.

Já na EMEB Dom Bosco (ensino fundamental) teve pipoca e algodão doce. A unidade escolar fica no Jardim São Marcos e teve atividade especial e lúdica, além da ambientação dos alunos na escola.

Na EMEB Professora Dirce Antônio (educação Infantil e ensino fundamental), no Cocais, o acolhimento para os alunos foi com cartazes e bexigas. Nas salas de aula cada professora realizou uma recepção especial para as turmas, com atividades lúdicas e diferenciadas do cotidiano escolar.

A EMEB Vice Prefeito Antônio Mamoni (fundamental), no Jardim das Figueiras, também teve uma programação diferenciada que incluiu apresentação de banda musical e café da manhã, gincana de bexiga, foto por turma com as professoras representantes e leitura de poesia.

E na EMEB Dom Agnelo Rossi (educação infantil e 1º ano do ensino fundamental) houve recepção dos alunos com arco de bexigas preparado pelas mães da APM e Conselho de Escola em colaboração com a equipe escolar, além de lanche especial. As crianças também tiveram atividades lúdicas preparadas pelos docentes e ainda se divertiram no ‘Dia da Folia’ com marchinhas de carnaval.

No CEMEI Papa João Paulo II (educação infantil/creche), no Parque Santana, já na entrada da unidade as crianças foram recepcionadas com um arco de bexiga. A equipe escolar utilizou brincadeiras com bolinha de sabão, músicas, fantoches e um bailinho de carnaval com fantasia.

COMPARTILHE NAS REDES