Valinhos

Valinhos fecha 2023 contabilizando 1 homicídio culposo

Taxa de Homicídio por grupo de 100 mil de Valinhos é uma das mais baixas do Brasil

Levantamento feito pela Folha de Valinhos junto ao banco de dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo – mostra que ao longo dos 12 meses de 2023, Valinhos registrou um homicídio doloso (quando há intenção de matar). O homicídio em questão foi registrado em outubro.

Em relação a 2022, quando o município registrou quatro homicídios, houve uma queda de 75% o que fez com que Valinhos registrasse uma das menores Taxas de Homicídio dos últimos dez anos, 0,7936 casos para cada 100 mil habitantes. Uma taxa bem abaixo da taxa registrada no estado de São Paulo que foi de 5,72 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

A última vez que Valinhos contabilizou número tão baixo nas mortes intencionais foi em 2017, também com apenas 1 homicídio. Em dez anos o maior número de homicídios foi registrado em 2014, quando a cidade contou 6 homicídios culposos.

Valinhos é considerada uma das cidades mais seguras do Brasil. Para se ter uma ideia de comparação,  na Região Metropolitana de Campinas – RMC – algumas cidades registraram números bem elevados, como Itatiba (que tem população igual a de Valinhos, registrou 7 homicídios culposos; Indaiatuba – 6; Sumaré – 22, Hortolândia – 24 e Campinas, 98 homicídios culposos.

MORTES NO TRÂNSITO

O trânsito de Valinhos continua matando muitos valinhenses, uma média de uma pessoa morre pode por mês na cidade de Valinhos. Em 2023, foram registrados 12 homicídios culposos (sem a intenção de matar) por acidentes de trânsito. Um óbito a menos do que o registrado em 2022, quando o trânsito ceifou 13 vidas.

COMPARTILHE NAS REDES