RMC

Valinhos e RMC seguem em onda de calor extremo

Previsão é de temperaturas elevadas até sexta-feira, com queda no final de semana. Autoridades de Saúde recomendam cuidados, sobretudo com crianças e idosos

Valinhos, assim como toda Região Metropolitana de Campinas (RMC) e o estado de São Paulo, segue em uma onda de calor extremo. Segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, a situação deve se repetir ao longo desta terça-feira, dia 14, com a possibilidade de pancadas de chuva, embora as probabilidades ainda sejam baixas.

As temperaturas ficam entre 24 e 38ºC, reforçando a sensação de calorão à noite. A umidade relativa do ar mínima fica em torno de 20%.

Para amanhã, feriado nacional da República, a tendência é de nebulosidade variável, também com predomínio de sol pela manhã e céu parcialmente nublado à tarde e à noite. A maior disponibilidade de vapor de água e a instabilidade termodinâmica moderada poderão favorecer a ocorrência de pancadas de chuva, com maiores probabilidades em relação à terça-feira, não se descartando temporais. As temperaturas ficam entre 22 e 37ºC.

As temperaturas elevadas e a condição de “possibilidade de pancadas de chuva” deverão permanecer até sexta-feira, dia 17, com expectativa de chuvas e queda nas temperaturas no final de semana.

Em função da onda de calor extremo que vem atuando em grande parte do território nacional e à baixa umidade relativa do ar, as autoridades de Saúde recomendam cuidado, sobretudo com crianças e idosos.

Dentre os principais cuidados, recomenda-se:

Hidratação regular e abundante (exceto bebidas alcoólicas, que causam desidratação);

Umidificação de ambiente;

Evitar exposição direta à radiação solar entre 10 e 16h (o sol agrava a condição de calor);

Evitar exercícios físicos/atividades laboriosas nas horas mais quentes;

Prestar atenção quanto à sintomas de mal-estar.

Além disso, procure locais frescos, ventilados (preferencialmente com algum sistema de refrigeração) e à sombra. Esses cuidados deverão ser mantidos até que a situação se reverta.

COMPARTILHE NAS REDES