Valinhos

Valinhos é a 65ª cidade no Índice de Desenvolvimento Sustentável das cidades

Ranking do Instituto Cidades Sustentáveis avalia o desempenho dos 5.770 cidades brasileiras

Valinhos é a 65ª cidade no ranking do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR) 2023, dentre os 5.770 brasileiros. De acordo com o estudo, Valinhos obteve 59,61 pontos na avaliação do cumprimento da Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.

Com essa pontuação Valinhos se enquadrou no grupo de cidades com nível de desenvolvimento sustentável médio. De acordo com o Instituto Cidades Sustentáveis, responsável pelo programa, os pontos são atribuídos no intervalo de 0 a 100.

Quando o ranking é estratificado para o estado de São Paulo, Valinhos se mantém na 65ª posição; já entre as 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas – RMC – Valinhos ifca na 4ª posição, atrás apenas de Vinhedo, Indaiatuba e Itatiba.

Criado pelo Instituto Cidades Sustentáveis o IDSC-BR é uma ferramenta que visa estimular a evolução dos 5.570 municípios brasileiros nos objetivos e metas da Agenda 2030. Ele é composto por 100 indicadores temáticos, e permite uma visão geral e integrada das cidades em cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Valinhos é a 65ª cidade no Índice de Desenvolvimento Sustentável das cidades

O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR) apresenta uma avaliação abrangente da distância para se atingir as metas e objetivos da Agenda 2030 nos 5.570 municípios brasileiros, com base nos dados mais atualizados disponíveis nas fontes nacionais e oficiais. A intenção é orientar a ação política de prefeitos e prefeitas, definir referências e metas com base em indicadores e facilitar o monitoramento dos ODS em nível local. Há uma pontuação para cada objetivo e outra para o conjunto dos 17 ODS, de modo que seja possível avaliar os progressos e desafios dos municípios brasileiros para o cumprimento da Agenda 2030.

O Programa classificou os 17 ODS estabelecidos para serem cumpridos até 2030, em cinco grupos – Muito Alto, Alto, Médio, Baixo e Muito Baixo. Veja o desempenho de Valinhos em cada um deles:

 

COMPARTILHE NAS REDES