Valinhos
Valinhos amplia carga horária nas escolas municipais

Neste final de ano sete ‘escolas-pilotos’, jpa estão coilocando em prática a medida. A partir de 2025, a medida vai se estender a todas as escolas da rede municipal, assim os terão mais aulas e acesso a disciplinas como inglês e arte, garantindo um aprendizado mais completo, em atendimento à Lei de Diretrizes e Base, assim como a Base Nacional Comum Curricular
A partir do próximo ano letivo, de 2025, a Secretaria de Educação de Valinhos, começa a implantar de forma gradativa a ampliação do número de aulas nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB´s). A princípio, 8 unidades passarão a ser contempladas, conforme publicação decreto municipal 12.336, publicado nos Atos Oficiais da Prefeitura no último dia 5 de novembro.
A medida tem ação imediata, retroagindo ao dia 1º de novembro deste ano letivo para fins de processo de atribuição de aulas e remoção dos professores.
De acordo com a Secretaria de Educação, o objetivo é melhorar os níveis de educação além de dar oportunidade do aluno ampliar seus conhecimentos com a atuação de professores especialistas em disciplinas como Inglês e Arte e acréscimo de aula de Educação Física.
A Secretaria informa ainda que, nas turmas da Pré-Escola (Infantil I e II) e nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), será implementada uma 5ª aula diária adicional, com duração de 50 minutos, conforme o quadro curricular, ampliando a carga horária total (anual) para mais de 833 horas de ensino.
Já nas turmas das séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), será implementada uma 6ª aula diária adicional, com duração de 50 minutos, também conforme o quadro curricular, ampliando a carga horário total (anual) para 1.000 horas.
A medida irá contemplar os alunos do Infantil I, II, 1°, 2° e 3° anos, com 1 aula de Inglês e 2 aulas de Arte sendo que especificamente os 2° e 3° anos com mais uma de Educação Física. Os alunos do 4 ° e 5° anos terão 2 aulas de Inglês, 2 aulas de Arte e mais uma de Educação Física.
No Fundamental II (6º ao 9º ano) a grade curricular com a inclusão da 6ª aula passa a ser a seguinte: Matemática com 6 aulas (aumentou uma aula); Língua Portuguesa, 6 aulas (aumentou uma aula); Geografia, 4 aulas (aumentou uma aula); História, 4 aulas (aumentou uma aula); Ciências com 4 aulas (aumentou uma aula); Arte com 2 aulas; Educação Física, 2 aulas e Língua Inglesa, 2 aulas.
Com a nova legislação, fica instituída a ampliação de uma aula diária adicional nas seguintes Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) de Valinhos: Ângela Turcatti (Educação Infantil – Vila Santana), Dra. Yrma de Andrade Fiori (Educação Infantil – Jardim Universo); Manoel Furlan (Educação Infantil – Ponte Alta), Antonio Favrin (Educação Infantil – Macuco), Tomoharu Kimbara (Ensino Fundamental – Macuco), Antônio Perseghetti (Ensino Fundamental – Ponte Alta), Gov. Orestes Quércia (Ensino Fundamental – Jardim Paraíso) e Dona Carolina de Oliveira Sigrist (Ensino Fundamental – Capivari).
“A ampliação das aulas está embasada na Lei de Diretrizes e Base e na Base Nacional Comum Curricular, onde prevê-se que a educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com regras, entre elas a que trata da carga horária mínima anual que deve ser de 800 horas para o ensino fundamental. Com a implementação da 5ª e 6ª aulas, as escolas da rede municipal de Valinhos passarão a ter carga horária superior ao mínimo previsto pela LDB”, destaca o secretário de Educação, Alceu Bento Petenuci Junior. Ele ainda informa que a medida é para o ano letivo de 2025, devendo ser estendida para as demais unidades escolares em 2026, conforme os estudos da Secretaria de Educação.
As escolas escolhidas serão ‘escolas-pilotos’ que de acordo com o Secretário de Educação levou-se em conta a localização, demanda e estrutura. Já a escolha da EMEB Carolina Sigrist é porque a unidade já atua desde o ano letivo de 2024 como escola-piloto do PEI – Programa de Ensino Integral ou Plano Educacional Individual. “Nesta, em específico, serão 9 aulas por dia, 45 semanais e a parte diversificada está sendo revista para 2025 nas disciplinas da BNCC”, explica a Diretora Pedagógica, Gizele Regina da Silva Bevilacqua que, juntamente com os coordenadores dos seguimentos Marjory Cristina de Souza Silva (Infantil), Rosemery Zagui (Fundamental I) e Lucas Scarone da Silva (Fundamental II e EJA), atua no projeto de ampliação da aulas.


