Valinhos

Valinhos alcança 29ª posição no ranking das Cidades Amigas do 5G

Município avança em conectividade com nova legislação e se destaca na Região Metropolitana de Campinas, mas operadoras ainda enfrentam desafios na infraestrutura

Valinhos é a 29ª cidade brasileira no ranking Cidades Amiga do 5G divulgado pelo portal da Conecte 5G. O ranking Cidades Amigas do 5G premia anualmente os municípios que mais estimulam a conectividade, com leis modernas e sem burocracia para a instalação de antenas e infraestrutura de telecomunicações.

Entre as 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas – RMC – Valinhos é a segunda cidade no ranking, atrás apenas da cidade de Indaiatuba.

Esta é a 9ª edição do Ranking Cidades Amigas do 5G que tem como objetivo identificar, dentre os 326 maiores municípios brasileiros, aqueles que mais estimulam a oferta de serviços de telecomunicações no Brasil. As cidades amigas do 5G são aquelas que mais estimulam a conectividade, com leis modernas e sem burocracia nos processos de licenciamento para a instalação de antenas e infraestrutura de telecomunicações.

Para a composição do ranking a Conecte 5G avalia as restrições, burocracia, prazo e onerosidade para a implantação de Estações Rádio Base (ERBs) e Redes (subterrâneas ou aéreas).

Este trabalho permite que os municípios verifiquem o seu status e identifiquem os pontos que requerem aprimoramentos. Uma melhor posição no ranking significa que o município está melhorando o acesso à internet do cidadão e trazendo investimentos para a cidade.

Importante destacar que Valinhos sequer aparecia no ranking 2023, em função de não ter atualizado a chamada “Lei das Antenas”, o que aconteceu no dia 31 de outubro de 2023, quando a Câmara Municipal aprovou a nova Lei permitindo que Valinhos entrasse da era da tecnologia 5G ao definir com mais clareza as regras para a instalação das novas antenas, dando assim segurança às operadoras de telecomunicações para a realização dos investimentos necessários na infraestrutura da rede, já que o 5G exige até 10 vezes mais antenas que o 4G.

Apesar de estar bem posicionada no ranking das Cidades Amigas do 5G, as operadoras – Claro, TIM e Vivo – ainda não avançaram muito na instalação de infraestrutura de suporte para instalações que incluem antenas, torres, fibra óptica e outros equipamentos. Levantamento realizado pela Folha de Valinhos junto ao Mapa das Antenas da Conexis Brasil Digital, que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade – Valinhos tem apenas 5 antenas de 5G instalada, sendo 1 da Claro e 4 da TIM (veja quadro abaixo).

Já em relação a conexão 4G Valinhos possui 65 antenas instaladas em pontos estratégicos da cidade.

As antenas de 5G operam na frequência de 3,5GHz que teve a liberação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), uma das condições necessárias para que a ‘Lei das Antenas’ de Valinhos pudesse ser atualizada e aprovada pela Câmara Municipal.

O portal Conecte 5G tem por objetivo explicar a revolução que o 5G trará para todos. O portal também vai informar e apontar o que as cidades precisam ter para que a conectividade transforme a vida dos brasileiros. O projeto é uma iniciativa setorial das prestadoras Algar Telecom, Claro, Sercomtel, TIM e Vivo, com realização da Conexis Brasil Digital.

COMPARTILHE NAS REDES