Valinhos

Vacinação Contra Poliomelite começa na próxima segunda, dia 27, em todas as UBSs

Dia “D” está marcado para o dia 8 de junho nas unidades da Vila Santana e Jd. Paraíso

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, inicia na próxima segunda-feira (27) a Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomelite para crianças menores de 5 anos. A imunização ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) até o dia 14 de junho. O horário de atendimento nas unidades de saúde é das 9h às 11h e das 13h às 15h, com exceção da UBS Vila Santana, que não para no almoço e funciona da 9h às 15h, e das USBs Bom Retiro, Jardim São Marcos e Jardim Paraíso, que abre direto das 9h às 18h.

A campanha tem como objetivo reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil e empreender esforços para a erradicação da poliomielite. A meta nacional é vacinar 95% das crianças de um ano a menor de cinco anos contra a poliomelite. Segundo a Secretaria da Saúde, em Valinhos essa população corresponde a 6.531 crianças.

O dia “D” de divulgação e mobilização nacional da campanha ocorrerá no dia 8 de junho, entre as 8h e 17h, quando duas UBSs de Valinhos serão abertas para a vacinação. São elas, Vila Santana e Jardim Paraíso.

A DOENÇA

A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida

causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 e 3 que geralmente acomete os membros inferiores de forma assimétrica e irreversível. A vacinação é estratégia fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, visto que está eliminada no país desde 1994.

De acordo com informe técnico do Ministério da Saúde, nesta campanha serão utilizadas as vacinas: oral poliomielite (VOP) e inativada poliomielite (VIP). Para a vacinação das crianças menores de 5 anos de idade.

O país encontra-se num processo de transição para substituição das duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) para um reforço com vacina inativada poliomielite (VIP). Esta medida ocorrerá a partir do segundo semestre de 2024 cujo

esquema vacinal primário e o reforço serão com a VIP, daí a importância desta campanha neste momento.

COMPARTILHE NAS REDES