Valinhos

Título do melhor Figo Roxo e da melhor Goiaba de Valinhos será conhecidos neste final de semana

Três famílias tradicionais de agricultores valinhenses – Florian, Trombetta e Previtali – disputam o titulo de melhor Figo Roxo

A 73ª Festa do Figo e 28ª Expogoiaba está chegando ao fim. Neste final de semana, dias 27 e 28, muitas atrações estão programadas para os valinhenses e os visitantes, mas a atenção de muitos estará voltada para o Pavilhão de Exposição de Frutas, de onde deverá ser anunciado os vencedores das principais categorias da Exposição 2024: o Figo Roxo e a Goiaba.

A Folha de Valinhos teve acesso as planilhas de julgamento da Comissão Julgadora que avaliou as frutas nos dois primeiros finais de semana da festa.

Na categoria Figo Roxo três produtores rurais de famílias tradicionais estão disputando o título, são eles: Aparecido Florian, que contabilizou nos dois primeiros finais de semana 254 pontos; na sequência aparece Edmilson Trombetta, que somou 250 pontos e Alci Riberto Previtali, que chegou a 249 pontos. Um pouco mais distante do título está a produtora Márcia Bottura Previtali, que está com 239 pontos.

Segundo o presidente do Sindicato Rural, Pedro Pelegrini, tanto o Pavilhão de Venda de Frutas como o de Exposição superaram as expectativas nos dois primeiros finais de semana. “Sabemos que dependemos do clima para apresentarmos as melhores frutas, e este ano graças a Deus estamos conseguindo apresentar frutas qualidade excelente, como o  Figo e a goiaba que estão muito bonitos”, disse.

Na categoria Goiaba Vermelha está bastante acirrada entre o primeiro e o segundo lugar. Leonardo José Tordin, que foi o campeão de 2023, em duas semana de evento, somou 219 pontos com suas goiabas; em segundo lugar aparece Ernesto Juliato, com 218 pontos e em terceiro Anavelin Cunha Scabello Joaquim que contabiliza 209 pontos. Na categoria Goiaba Branca aparece apenas Enersto Juliato, com 103 pontos.

Este ano o Sindicato Rural e Associação Agrícola de Valinhos e Região, responsável pela exposição de frutas, criou a categoria Figo Roxo Tipo Exportação, que tem como destaque os Irmãos Lacarini, que nas duas primeiras semana contabilizou 261 pontos com seus frutos tipo exportação; na sequência aparece o agricultor Rafael Trombeta com 241 pontos; seguido por HMV Exports que somou 239 pontos em duas semanas;  Campal frutas, com 236 pontos e em quinto lugar, Haroldo Bruno Lacarini, com 234 pontos.

Na categoria Uva Niagara Rosada três produtores disputam o título, são eles: Josefé Jesus Rocha, que em duas semanas somou 100 pontos; na sequência aparece Orivaldo de Jesus, com 97 pontos e em terceiro aparece Aline de Jesus com 92 pontos. Na categoria Uva Niagara Branca, temos apenas um concorrente, Orivaldo de Jesus que soma 56 pontos.

Além das frutas premiadas, a Comissão Julgadora ao longo dos dois primeiros finais de semana concedeu dez Menções Honrosas, para Ora-Pró-Nóbis, Jenipapo, Pitaya, Ameixa Centenária, Romã, Graviola, Limão, Carambola Doce, Mini Pepino e Açafrão.

Em relação ao pavilhão de venda de frutas, Pelegrini afirma que tudo aquilo que os produtores conseguiram colher e embalar nos dois primeiros finais de semana eles conseguiram vender. “Foi um sucesso total os dois primeiros finais de semana e esperamos que possamos fechar com chave de ouro esse último final de semana da festa”, finalizou.

As frutas expostas no Pavilhão de Exposição e também as premiadas vão para o leilão, realizado no Palco Frutas, no domingo, a partir das 13h.

COMPARTILHE NAS REDES