Valinhos

Sete escolas municipais de Valinhos oferecerão contraturno escolar em 2025

Decreto municipal institui a ampliação da jornada escolar em sete EMEBs, com atividades pedagógicas, recreativas e de reforço para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental

Valinhos terá contraturno escolar em sete Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) a partir do ano letivo de 2025. A novidade foi instituída pelo decreto municipal nº 12.388, assinado pela prefeita Lucimara de Godoy (PSD) na última segunda-feira, dia 16 e publicado na Imprensa Oficial do município.

As escolas contempladas com o contraturno são:

EMEB Ângela Turcatti – Vila Santana

EMEB Dra. Yrma de Andrade Fiori – Jardim Universo

EMEB Manoel Furlan – Ponte Alta

EMEB Antonio Favrin – Bairro Macuco

EMEB Tomoharu Kimbara – Bairro Macuco

EMEB Antônio Perseghetti – Ponte Alta

EMEB Gov. Orestes Quércia – Jardim Paraiso

O contraturno escolar, conforme definido no decreto, consiste em atividades que visam ampliar tempos, espaços e oportunidades de aprendizagem, contribuindo para a formação de crianças e adolescentes. As atividades oferecidas abrangem áreas pedagógicas, recreativas, de socialização, atendimento especializado e reforço escolar, complementando o turno regular de aulas (manhã ou tarde).

O serviço será oferecido exclusivamente para alunos matriculados na etapa obrigatória da Educação Infantil (Pré-escola, de 4 a 5 anos) e do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais, de 6 a 14 anos) nas unidades educacionais da rede municipal de Valinhos.

O decreto também estabelece os objetivos do contraturno escolar, que incluem:

Maior integração entre alunos, escola e comunidade, democratizando o acesso ao conhecimento e aos bens culturais;

Articulação de atividades teóricas e práticas, vinculando o trabalho intelectual com atividades experimentais;

Utilização de novas mídias e tecnologias educacionais para dinamizar os ambientes de aprendizagem;

Promoção da educação ética, artística e física;

Integração dos programas da área da educação com outras áreas, como saúde, esportes, assistência social e cultura, fortalecendo a identidade do educando com sua comunidade;

Promoção da articulação entre diversas políticas públicas em âmbito local;

Contribuição para a formação e o protagonismo das crianças e adolescentes.

A regulamentação do decreto, com detalhes sobre a implementação do contraturno em cada escola, será feita por meio de portaria da Secretaria da Educação. O decreto entrou em vigor na data de sua publicação, com efeitos retroativos a 1º de novembro de 2024.

AS PRIMEIRAS

Desde abril de 2023 o contraturno escolar já acontece em Valinhos em três Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB’s) da zona rural, são elas:  EMEB Dona Carolina de Oliveira Sigrist, no bairro Capivari, Tomaharu Kimbara, no Macuco; e Professora Edina Aparecida Bampa Fonseca, na Reforma Agrária, para alUnos do 6º ao 9º anos dessas unidade.

Nessas escolas os estudantes passaram a ter aulas de reforço escolar na própria escola e atividades esportivas no Ginásio Municipal de Esportes ‘Vereador Pedro Ezequiel da Silva’, como basquete e futsal masculino e vôlei feminino. A ação é fundamental para diversificar as práticas educativas, esportivas e sociais, preenchendo o tempo oposto ao período das aulas com um cronograma que estimula o desenvolvimento das crianças de forma plena.

COMPARTILHE NAS REDES