Alternativa

Saudosa Maloca”: Paulo Miklos revive Adoniran Barbosa em novo filme

O aguardado filme “Saudosa Maloca”, inspirado na vasta obra de Adoniran Barbosa, finalmente revelou seu primeiro trailer. Neste teaser, podemos vislumbrar Paulo Miklos assumindo o papel do lendário compositor. A estreia nacional do filme acontece no próximo dia 21. Assista o trailer oficial de ~Saudosa Maloca

Inspirado em uma das músicas mais famosas do compositor e sambista brasileiro Adoniran Barbosa, o filme Saudosa Maloca apresenta um já velho Adoniran Barbosa (interpretado por Paulo Miklos) narrando suas histórias de uma São Paulo que já não existe mais para Cicero (Sidney Santiago), um jovem garçom de um bar. Com falas e personagens eternizados nos sambas do compositor, ele relembra a vivência na maloca com seus amigos Mato Grosso (Gero Camilo) e Joca (Gustavo Machado), além da paixão deles por Iracema (Leilah Moreno). Com a ajuda do samba, o grupo de amigos sobrevive, mas tem suas vidas ameaçadas quando o bairro do Bixiga começa a passar por grandes transformações e a metrópole é lentamente engolida pelo “pogréssio”.

A trama do filme nos transporta para uma mesa de bar, onde o veterano Adoniran Barbosa compartilha com um jovem garçom histórias de uma São Paulo que agora só vive em memórias. Ele recorda com nostalgia a maloca onde dividia a vida com Joca e Mato Grosso, bem como a ardente paixão que os três compartilhavam por Iracema (interpretada por Leilah Moreno), além de outros personagens imortalizados em suas canções, testemunhas das transformações de uma metrópole devorada pelo voraz apetite do “progresso”.

O diretor Pedro Serrano expressou seu entusiasmo com o projeto, afirmando que o filme “narra uma história profundamente brasileira. É uma homenagem à obra de um dos maiores sambistas de São Paulo, ao mesmo tempo em que lança luz sobre questões sociais cruciais enfrentadas pelas grandes cidades”.

No elenco, além de Paulo Miklos, destacam-se Gero Camilo e Gustavo Machado nos papéis de Mato Grosso e Joca, respectivamente. Sidney Santiago Kuanza, Paulo Tiefenthaler, Carlos Gimenez, Izak Dahora, Zemanuel Piñero, Ney Piacentini e Noemi Marinho complementam o talentoso grupo de atores.

A direção é de Pedro Serrano, em parceria de produção com Renata Martins, ambos pela Pink Flamingo Filmes. A produção é da Pink Flamingo Filmes e a distribuição é da Elo Studios.

Sobre Adoniran Barbosa

João Rubinato nasceu em Valinhos no 6 de agosto de 1910. Filho de Francesco Rubinato e Emma Ricchini, imigrantes italianos da cidade de Cavarzere, província de Veneza. O casal desembarcou em Santos no dia 15 de setembro de 1895, passou pela Hospedaria dos Imigrantes e foi trabalhar nas lavouras do município de Tietê antes de se mudar para Valinhos.

Os Rubinato deixaram Valinhos e foram para Jundiaí, trabalhar na linha férrea, depois para Santo André e finalmente São Paulo.

Antes de se tornar Adoniran Barbosa, Rubinato representava, em programas de rádio, diversos personagens, entre as quais Adoniran Barbosa, que acabou por se confundir com seu criador por sua grande popularidade. Adoniran ficou conhecido nacionalmente como o pai do samba paulista. Faleceu aos 72 anos na cidade de São Paulo no dia 23 de novembro de 1982.

Trailer Oficial: https://www.youtube.com/watch?v=8mdTAQ9OeGg

 

COMPARTILHE NAS REDES