Saúde

Rotary Club realiza a primeira campanha de Doação de Sangue de 2024 e quer aumentar número de doadores

Ação que vai acontecer na próxima terça-feira, dia 23, é realizada em parceria com o Hemocentro da Unicamp e apoio da Secretaria de Saúde de Valinhos

O Rotary Club de Valinhos realiza nesta terça-feira, dia 23, a primeira Campanha de Doação de Sangue de 2024. A campanha é realizada em parceria com o Hemocentro da Unicamp e apoio Secretaria de Saúde de Valinhos. A coleta de sangue dos doadores vai acontecer na sede do Rotary, na Vila Santana, das 8h30 às 12 horas.

O presidente do Rotary Club de Valinhos, Henrique Tolino, em entrevista à Folha de Valinhos disse essa semana que há muita expectativa para esta primeira Campanha de Doação de Sangue de 2024. “Acreditamos que haja um aumento de bolsas coletadas, pois temos déficit de ‘estoque’ se considerarmos as bolsas coletadas e as utilizadas em Valinhos”, disse.

Tolino explica que a cada campanha mensal do Rotary Club o máximo que conseguem atingir é de 63 bolsas, quando o ideal deveria ser pelo menos 100.

Em 2023 a Campanha de Doação do Rotary Club foi responsável pela coleta de 760 bolsas de sangue. A cada mês a campanha recebe uma média de 80 pessoas o que resulta na coleta de aproximadamente 63 bolsas coletadas/mês, pois alguns doadores não são considerados aptos ou desistem da doação por diversos motivos.

Segundo Tolino, é possível aumentar esse número de doadores uma vez que a  capacidade de coleta é de aproximadamente 100 bolsas/mês. “O que precisamos é que novos doadores aptos se programem e convidem amigos e parentes a fazê-lo também. Nossa campanha é tradicional e já é divulgada há bastante tempo. Assim, gostaria de pedir aos cidadãos valinhenses que nos ajudem a ampliar esta divulgação para podermos ampliar o número de bolsas coletadas, pois nunca saberemos quando vamos precisar”, disse.

Normalmente o período de férias entre dezembro e janeiro os bancos de sangue registram baixas no estoque de bolsas de sangue o que por sua vez impacta na rotina dos hospitais da região, levando-os a adiar cirurgias. Foi o que aconteceu com o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti em Campinas no começo de janeiro. Entre os dias 4 e 5 de janeiro, cinco procedimentos tiveram que ser adiados.

Segundo o Hemocentro da Unicamp, responsável pelo fornecimento de sangue aos serviços que atendem o Sistema Único de Saúde (SUS) na Região Metropolitana de Campinas – RMC – os estoques estão críticos; as doações tiveram uma queda de 40%.

Para o presidente do Rotary Club a Campanha de Doação de Sangue é de vital importância aos cidadãos valinhenses e para a região. “Só vamos saber o valor de uma bolsa de sangue, quando precisamos de uma. Este material não se produz e nem se compra em lugar nenhum. É necessário que um doador anônimo se disponibilize para que outras pessoas sejam salvas. É um ótimo exemplo de cidadania e amor ao próximo”, explica.

O Rotary Club ressalta a obrigatoriedade da  apresentação de documento de identificação com foto, preferencialmente RG ou CNH, e informar o endereço completo, incluindo o CEP, para realizar a doação. Para pessoas menores de 18 anos, também é necessário apresentar um formulário de autorização dos responsáveis.

A cada campanha de doação o Rotary mobiliza uma média de 6 a 8 rotarianos que se revezam para fazer a recepção dos doadores, com a organização da nossa sede, preparação dos sucos, água, frutas e lanches que são oferecidos aos doadores, além do trabalho de divulgação que fazemos através de comunidades religiosas, condomínios e meios de comunicação como rádio e jornal.

Para ser um doador de sangue é preciso ter idade entre 16 e 69 anos, estar em boas condições gerais de saúde; descansado, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos de idade; pesar no mínimo 50 kg, estar alimentado e não fumar até 2 horas antes e 2 horas depois da doação. Além disso, deve-se evitar consumir alimentos gordurosos antes da doação e, após o almoço, o voluntário deverá aguardar 3 horas para doar.

Importante destacar que todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.

Intervalo entre doações:

Homem: 60 dias – (máximo 4 vezes nos últimos 12 meses)

Mulher: 90 dias – (máximo 3 vezes nos últimos 12 meses)

Idade entre 60 e 69 anos: 180 dias – (máximo 2 vezes nos últimos 12 meses)

 

Serviço:

Campanha Mensal de Doação de Sangue

Dia – 23 de janeiro de 2024

Local – sede do Rotary Club de Valinhos

Rua Doze de Outubro, 635, Vila Santana

O Rotary Club também disponibiliza os telefones: 3871-2821/ 3871-2505 para esclarecimento de demais dúvidas.

Mais informações sobre os critérios necessários para doação de sangue podem ser conferidas no site do Ministério da Saúde, por meio do link: https://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/doesangue/  ou no portal do Hemocentro da Unicamp (https://www.hemocentro.unicamp.br/)

COMPARTILHE NAS REDES