Valinhos

Rotary Club de Valinhos promove 7ª Campanha de Doação de Sangue em parceria com Hemocentro da Unicamp

Funcionários da empresa Elettromec que participaram da Campanha de Doação de Sangue de 2023 em frente à sede do Rotary Club de Valinhos. A emprtesa repete a iniciativa com seus funcionários na próxima terça-feira, dia 23 

Ação acontece na próxima terça-feira, dia 23, na sede do Rotary, das 8h30 às 12h, com expectativa de superar recorde de doações do primeiro semestre de 2024, que coletou 353 bolsas de sangue e salvou 1.464 vidas.

Corrente do Bem – Que tal encaminhar essa matéria para um amigo ou familiar que quer ser um doador de sangue?

O Rotary Club de Valinhos em parceria com o Hemocentro da Unicamp e apoio Secretaria de Saúde realiza na próximas terça-feira, dia 23, a sétima edição da sua Campanha de Doação de Sangue 2024.

A coleta de sangue dos doadores vai acontecer na sede do Rotary, na Vila Santana, das 8h30 às 12 horas.

Levantamento realizado pelo Rotary Clube a pedido da Folha de Valinhos mostra que no primeiro semestre de 2024 foram coletadas 353 bolsas de sangue, num total de 158,85 litros que foram suficientes, segundo o Hemocentro, para impactar e salvar 1.464 vidas, uma média de 244 vidas por mês.

Em comunicado o Hemocentro da Únicamp agradeceu ao Rotary Clube e aos voluntários que atuam no trabalho de organização e mobilização da campanha. “Esse reconhecimento é muito importante para todos os rotarianos envolvidos. É uma causa em prol da vida e que precisamos continuar contando com o apoio de todos”, disse o presidente do Rotary Club de Valinhos, Henrique Tolino.

No primeiro semestre a campanha do Rotary Club de Valinhos conseguiu mobilizar 422 doadores, uma média 70 pessoas por mês. O mês que mais teve doadores foi o mês de janeiro com 80 pessoas se voluntariando.

De acordo com Tolino a Campanha do próximo dia 23 de julho já tem tudo para ser a melhor do ano, pois a empresa Elettromec, sediada em Valinhos, em contato com o Rotary já se prontificou a encaminhar 25 doadores. “Se somarmos a média mensal de doadores com estes que a empresa Elettromec  irá encaminhar já temos o melhor mês de campanha de 2024”, disse Tolino. Para ele, esse talvez seja um modelo a ser incentivado junto às empresas de Valinhos.Para Henrique Tolino o resultado do primeiro semestre é fruto da constância da campanha e do apoio de parceiros e meios de comunicação. “Essas centenas de bolsas de sangue salvaram ajudaram a salvar muitas vidas nos hospitais da região neste primeiro semestre de 2024”, comemorou .

Segundo ele, a Campanha de Doação de Sangue promovida pelo Rotary tem como objetivo despertar a consciência das pessoas na realização deste ato. “É uma ação que tem como objetivo aumentar o volume de doações, mas sobretudo criar uma cultura entre as pessoas na pratica deste ato de doação tão importante”, explica.

Neste mês julho segundo o presidente do Rotary Club há uma preocupação há mais, pois se trata de um mês de férias, inverno e com muita gente viajando o que compromete o estoque do Hemocentro e o atendimento de urgências e emergências. Assim a direção do Rotary Club de Valinhos pede aos valinhenses que se engajem nesta ação que ajuda a salvar as vidas daqueles que necessitam de uma transfusão.

Paras as pessoas que irão doar sangue pela primeira vez, importante entrar em contato com o Hemocentro da Unicamp através do site www.https://www.hemocentro.unicamp.br/ – onde devem procurar as informações sobre as restrições básicas para a doação de sangue.  Essa medida é muito importante, pois segundo o Rotary Clube o Hemocentro vem para Valinhos com uma expectativa de 100 cadastros possíveis de doadores e se na hora 20 são considerados inaptos, fica uma lacuna da impossibilidade de se coletar 20 bolsas, caso não apareçam outros possíveis doadores.

O Rotary Club ressalta a obrigatoriedade da  apresentação de documento de identificação com foto, preferencialmente RG ou CNH, e informar o endereço completo, incluindo o CEP, para realizar a doação. Para pessoas menores de 18 anos, também é necessário apresentar um formulário de autorização dos responsáveis.

Intervalo entre doações:

Homem: 60 dias – (máximo 4 vezes nos últimos 12 meses)

Mulher: 90 dias – (máximo 3 vezes nos últimos 12 meses)

Idade entre 60 e 69 anos: 180 dias – (máximo 2 vezes nos últimos 12 meses)

Requisitos básicos para doação de sangue

– Boas condições de saúde

– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos

– Pesar no mínimo 50kg

– Estar descansado

– Estar alimentado (sem alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem o procedimento)

– Apresentar documento original com foto recente

Principais impedimentos temporário

Resfriado (aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas)

Gravidez

Amamentação

Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis

Exames endoscópicos, extração dentária e cirurgias com anestesia geral

Vacinas (Após 48 horas da vacina da gripe e 1 mês após vacina da dengue. Para demais vacinas, consultar o hemonúcleo)

Principais impedimentos definitivos

Evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como Hepatites B e C, HIV e Doença de Chagas

Uso de drogas ilícitas injetáveis

Serviço:

Campanha Mensal de Doação de Sangue

Dia – 23 de julho de 2024

Local – sede do Rotary Club de Valinhos

Rua Doze de Outubro, 635, Vila Santana

O Rotary Club também disponibiliza os telefones: 3871-2821/ 3871-2505 para esclarecimento de demais dúvidas.

Mais informações sobre os critérios necessários para doação de sangue podem ser conferidas no site do Ministério da Saúde, por meio do link: https://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/doesangue/  ou no portal do Hemocentro da Unicamp (https://www.hemocentro.unicamp.br/)

COMPARTILHE NAS REDES