Valinhos
Presidente da Câmara detalha os desafios e prioridades da sua gestão

Em entrevista exclusiva à Folha de Valinhos, o presidente da Câmara Municipal, Israel Scupenaro, faz um balanço dos seus primeiros 100 dias à frente do Legislativo, marcados por uma expressiva renovação e o aumento no número de vereadores. Scupenaro aborda os desafios internos para acomodar a nova estrutura e garantir a acessibilidade, além das demandas urgentes da população por melhorias nos serviços públicos. Ele avalia a relação com o Executivo, liderado pelo prefeito Franklin, destacando a busca por harmonia em prol do desenvolvimento da cidade e a importância da fiscalização. Entre as prioridades legislativas, o presidente cita a aprovação emergencial do “Bolsa Creche” e a atenção às filas na saúde e aos problemas no transporte público. Scupenaro também comenta o impacto do aumento de vereadores na dinâmica da Câmara e as iniciativas para incentivar a participação popular, como a ELEVA (Escola Legislativa de Valinhos). Projetos futuros, como a celebração dos 129 anos da cidade e a modernização da comunicação da Câmara, também são temas da entrevista, na qual o presidente compartilha sua experiência e visão para o futuro do Legislativo valinhense.
Folha de Valinhos – Com a renovação de 37% das cadeiras na Câmara e o início de uma nova legislatura, quais foram os principais desafios enfrentados nos primeiros 100 dias, especialmente considerando o aumento de 17 para 19 vereadores?
ISRAEL SCUPENARO A legislatura se iniciou com bastante trabalho, muitas proposituras e diversas cobranças por demandas do serviço público. Internamente, houve desafios para acomodar todos os gabinetes e departamentos da Câmara Municipal, considerando o aumento de vereadores; garantir acessibilidade, pois contamos com dois vereadores com deficiência, e atender a todas as necessidades de transmissão, fundamental para a transparência dos trabalhos junto ao público. Além disso, é importante destacar a necessidade de melhorias e manutenções na infraestrutura do prédio da Câmara, que é patrimônio público; é nosso dever todo o cuidado com zelo e responsabilidade. Estamos trabalhando intensamente para vencer cada desafio.
FV – Como o senhor avalia a relação entre a Câmara e o Executivo, liderado pelo prefeito Franklin, especialmente após a expressiva votação nas eleições de 2024? Quais os principais pontos de convergência e divergência?
ISRAEL SCUPENARO Os três poderes da administração precisam caminhar em harmonia. Esse é o nosso foco principal: harmonia no sentido de buscar soluções que atendam às necessidades da população. A função do Legislativo (Câmara Municipal) é legislar, reivindicar e propor soluções e, principalmente, fiscalizar. Nesse ponto, convergimos. O desenvolvimento da cidade passa pela Câmara Municipal. As divergências, dentro do processo democrático, são perfeitamente normais e podem variar conforme a pauta. Acima de tudo, a Câmara sempre estará ao lado do que for bom e positivo para a cidade e para a população, buscando o bem comum e o avanço coletivo.
FV – Quais foram as prioridades legislativas nesses primeiros 100 dias? Quais projetos de lei e iniciativas o senhor considera mais relevantes para a melhoria da qualidade de vida da população de Valinhos?
ISRAEL SCUPENARO Foram muitas as proposituras apresentadas neste início de mandato por todos os vereadores. Aprovamos, em regime de urgência, o projeto “Bolsa Creche” para garantir que a maioria das nossas crianças tenha vagas, já que, segundo a administração, a gestão anterior não providenciou o contrato. E essa foi a prioridade: assegurar que serviços básicos não fossem prejudicados. Há grande cobrança quanto às filas de espera na saúde; a Farmácia do Povo foi minha primeira visita após assumir, cobrei solução, e muitos vereadores também o fizeram; o transporte público é um dos temas mais debatidos na Câmara; também houve a abertura de uma CPI para investigar o “suposto médico fantasma da UPA”. Sabemos que esses desafios vêm da gestão anterior, mas agora são responsabilidade desta gestão, que precisa atuar para solucioná-los.
FV – Como o aumento no número de vereadores impactou o funcionamento da Câmara? Houve mudanças significativas na dinâmica das discussões e na tomada de decisões?
ISRAEL SCUPENARO Obviamente, com mais vereadores, a tendência é termos mais matérias, menos tempo de fala, o que acaba intensificando os debates em alguns momentos das sessões – o que é natural. Como já citado, isso também impacta a infraestrutura do Poder Legislativo, que precisa de adequações para atender a todos com as melhores condições: a população para acompanhar e participar do processo, os servidores para que cumpram sua função com excelência e os vereadores para que realizem da melhor forma o seu trabalho.
FV – Como a Câmara pretende incentivar a participação popular nas decisões legislativas? Quais mecanismos estão sendo implementados para aproximar o Legislativo da população?
ISRAEL SCUPENARO Desde que estive na presidência em 2017, meu foco tem sido promover maior aproximação e participação popular. Iniciamos esta legislatura com grande presença do público nas sessões, o que até surpreendeu algumas pessoas. Agora, contamos com a ELEVA (Escola Legislativa de Valinhos), que promove cursos, palestras e workshops voltados à capacitação e desenvolvimento de vereadores, servidores e da população em geral. Em menos de quatro meses, já tivemos diversos cursos, como Libras (grande sucesso), palestra sobre desafios de famílias com pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), curso de técnica legislativa, workshop de oratória, curso sobre excelência no atendimento ao público e teremos o curso de Cidadão Solidário com foco contábil. Nosso objetivo é fortalecer esse trabalho e aproximar ainda mais a população do Poder Legislativo.
FV – A Câmara está se preparando para a realização do Dia Municipal de Ação de Graças, que celebra os 129 anos de Valinhos. Quais são os principais eventos e atividades planejadas para a celebração?
ISRAEL SCUPENAROEste ano, queremos realizar um grande evento. Desejamos que seja uma celebração memorável, em gratidão por nossa cidade. Ainda estamos finalizando os detalhes, mas posso garantir que será um evento marcante na história de Valinhos, com amplo envolvimento da administração pública, entidades e da população.
FV – Esta é a segunda vez que o senhor assume a presidência da Câmara. Como a sua experiência anterior nas legislaturas de 2009-2012 e 2013-2016 tem influenciado sua gestão atual?
ISRAEL SCUPENARO Além dessas, também atuei na legislatura de 2017-2020, sendo também presidente no primeiro biênio. Com o tempo vem a experiência e, com ela, normalmente, melhores resultados. Os desafios são grandes, como sempre, mas busco ser uma pessoa correta em tudo que faço. Estou aqui para defender o interesse público e servir à população como vereador. Como presidente, meu papel é servir cada vereador, assessor e servidor da Casa. Minha atuação tem sido aprovada pela população, pois sempre obtive crescimento de votos em todas as eleições, o que mostra a credibilidade junto à população valinhense. Mesmo fora da Câmara nos últimos quatro anos e com o aumento no número de cadeiras, mais uma vez, tive minha maior votação. Meu maior desafio é me superar diariamente no objetivo de servir à cidade em que nasci, constituí família, criei meus filhos e onde sempre trabalhei.
FV – Quais são os maiores desafios que a comunidade de Valinhos enfrenta atualmente, e como a Câmara pretende contribuir para superá-los?
ISRAEL SCUPENARO Já citei dois deles, que entendo serem os principais: saúde e transporte público. A saúde é um desafio urgente. Sabemos que não é simples, pois há dependência do Estado e da União, principalmente em exames e cirurgias, mas é nosso dever buscar soluções. Estive em visita a deputados estaduais e federais em busca de recursos; outros vereadores também fizeram o mesmo. Outro grande desafio é o enfrentado pelos comerciantes. Com a inauguração do Estacionamento do Povo, da farmácia central e outras ações, acredito que veremos avanços importantes. Além do cuidado com o idoso de nossa cidade; lutar pela inauguração do Centro Dia “Creche do Idoso” é fundamental para muitas famílias. Essas são pautas prioritárias.
FV – Qual a sua visão para o futuro da Câmara de Valinhos? Quais são os principais objetivos e metas para os próximos anos?
ISRAEL SCUPENAROAproximar a população e alcançar melhorias no serviço público — especialmente na área da saúde — é uma das nossas prioridades. E estamos trabalhando para isso. A pauta legislativa reflete essa preocupação da Câmara com as necessidades da população: são projetos, moções, requerimentos e indicações que buscam soluções concretas para as mais diversas demandas. Também queremos modernizar todos os processos, ferramentas e o site institucional, promovendo maior interação, acessibilidade, inclusão e transparência. O objetivo é incentivar a participação ativa dos cidadãos. Assim, seguimos contribuindo cada vez mais com o desenvolvimento da nossa cidade.
FV – Como a Câmara está trabalhando para garantir a transparência de suas ações e a comunicação eficaz com a população? Quais ferramentas e canais estão sendo utilizados?
ISRAEL SCUPENARO Em diversos canais para facilitar o acesso da população às informações do Legislativo. No YouTube, pelo canal TV Câmara Valinhos, transmitimos ao vivo as sessões. Nosso site oficial, www.camaravalinhos.sp.gov.br, que acaba de ganhar a nova aba “Legislação”, com toda a legislação municipal compilada e atualizada neste mês. E também através das redes sociais, pelo perfil @camaravalinhos. Estamos modernizando ferramentas, equipamentos e processos para garantir mais transparência, acessibilidade e participação popular.
As Sessões Ordinárias acontecem todas as terças-feiras, a partir das 18h30, no Plenário Ulisses Guimarães, na Câmara Municipal de Valinhos.


