Valinhos

Prefeito eleito pede informações sobre venda de ações do DAEV e critica rapidez do processo

O prefeito eleito de Valinhos, Franklin Duarte (PL), encaminhou nesta semana um ofício à atual gestão, nomeando sua equipe de transição e solicitando informações detalhadas sobre o processo de venda das ações do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) S/A. A medida foi tomada após a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária, convocada pela prefeita Lucimara de Godoy e realizada no último dia 11 de outubro, poucos dias após o término das eleições municipais, para tratar do aumento de capital social da autarquia.

A venda das ações tem gerado polêmica na cidade, especialmente devido à proximidade do final do atual governo. Franklin e seu vice, Mayr, criticam o que consideram uma tentativa de acelerar o processo antes da transição de governo, sem a devida análise e debate público. Ambos já se posicionaram anteriormente contra a privatização parcial do DAEV durante seus mandatos como vereadores e agora buscam entender os detalhes da operação e o impacto que ela poderá ter na futura administração.

Em resposta às críticas, a presidência do DAEV afirmou, em nota, que não há qualquer tipo de aceleração indevida no processo e que a abertura do capital é essencial para garantir os investimentos necessários em saneamento básico, incluindo a construção da nova Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Capuava, em conformidade com o Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em 2018.

O diretor presidente do DAEV-S/A, Claudio Weimar Alonso, através da Assessoria de Comunicação do DAEV-S/A, disse que “a posição dele e dos Conselhos é de que este é um procedimento natural quando da transformação da autarquia em empresa pública, já que o objetivo sempre foi a abertura do capital social do DAEV para a obtenção de investimentos extremamente importantes para a cidade no que diz respeito a saneamento básico”.

Entretanto, a movimentação da atual administração continua sendo vista com desconfiança por Franklin, que destacou a importância de uma análise mais criteriosa e transparente antes de qualquer decisão final sobre a venda das ações. De acordo com informações recebidas pela Folha de Valinhos, a minuta do edital de concorrência já está pronta, indicando que o processo pode estar em uma fase avançada, o que intensifica as preocupações do prefeito eleito e sua equipe de transição.

Especialistas do setor de saneamento também questionam a avaliação da autarquia, fixada em R$ 155 milhões, sugerindo que o valor poderia estar subestimado em relação à real capacidade do DAEV.

Com a transição de governo em andamento, a expectativa é que Franklin tome medidas para impedir que a venda seja concluída sem um debate mais amplo e criterioso sobre os impactos da medida para a população de Valinhos.

Abaixo, a íntegra da Nota de Repúdio emitida por Franklin e Mayr:

NOTA DE REPÚDIO

O prefeito eleito Franklin Duarte e seu vice Mayr repudiam qualquer tentativa de acelerar o processo de venda do DAEV.
Como vereadores em exercício, sempre se posicionaram contra a venda do DAEV e a forma como o processo está sendo conduzido.
Franklin trabalha desde o dia 7 de outubro na composição da equipe de transição de Governo, que entrará na Prefeitura já a partir dos próximos dias para obter todas as informações a respeito deste e de centenas de outros processos. As medidas cabíveis para cada tema serão tomadas em tempo oportuno.

COMPARTILHE NAS REDES