Valinhos
Prefeito dá as boas-vindas a mais de 1200 profissionais da educação para o ano letivo de 2025
Em clima de otimismo e com o objetivo de valorizar os recursos humanos, a Secretaria de Educação de Valinhos promoveu evento de acolhimento para o início das atividades do ano letivo, com a presença do prefeito Franklin e do secretário de Educação, André Amaral
*Anexo boletim de áudio com entrevistas do secretário de Educação André Amaral e do prefeito Franklin Duarte de Lima
Num clima de confraternização e otimismo, os mais de 1200 profissionais da rede municipal de ensino e os que atuam nas creches conveniadas e credenciadas foram acolhidos nesta terça-feira, dia 4, para o início das atividades do ano letivo de 2025. O auditório da Rede Século 21, no Alto da Colina, em Valinhos, ficou lotado nos dois eventos promovidos pela Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Educação – uma sessão pela manhã e outra à tarde.
A acolhida dos profissionais marca a disposição da nova administração municipal em valorizar os recursos humanos para oferecer as políticas públicas com qualidade e eficiência. No discurso de abertura, o prefeito Franklin ressaltou o poder que educação tem em transformar vidas e crias oportunidades.
“Eu acredito na força da educação. Não há como mudar uma sociedade se não mudar a educação. Quando vocês profissionais estendem a mão a um ser humano, vocês estão dando uma oportunidade para esse ser humano se tornar alguém melhor”.
Reconhecimento e compromisso
Além de registrar a convocação de 35 profissionais aprovados em concurso para reforçar a equipe da secretaria, o prefeito também agradeceu o empenho das equipes da Prefeitura que se mobilizaram para garantir que o ano letivo comece com os serviços relacionados à educação funcionando adequadamente. “Tivemos problemas sérios com o contrato com as creches conveniadas. Havia o risco de mais de 950 crianças começarem o ano sem lugar pra ficar. E graças a Deus e à dedicação de todos estamos conseguindo superar os problemas deixados pela gestão anterior”. O prefeito ainda lembrou que, pela primeira vez em muitos anos, os kits de material dos alunos do Ensino Fundamental 2 serão entregues logo no início das aulas. Franklin também assumiu um compromisso com os educadores: “Em vez de colocar o dinheiro em material superfaturado e em corrupção, vamos investir de verdade na Educação: estrutura, recursos pedagógicos e condições para que vocês façam o melhor a cada dia”, destacou.
O prefeito ainda ressaltou que a esperança deve seguir presente nos corações de todos. “Se alguém acha que melhorar a educação é uma utopia, eu conto a ajuda de cada um de vocês para caminharmos juntos, construirmos um novo tempo para a educação da nossa cidade”, concluiu.
Abertura ao diálogo permanente
O secretário de Educação, André Amaral, também transmitiu uma mensagem aos educadores. Ele lembrou que a sociedade contemporânea vive um contexto marcado pela desconfiança, pelo individualismo e pelo autoritarismo. E fez um apelo para que o diálogo e a confiança sejam as marcas de um novo tempo para a educação na cidade.
“Queria propor um tempo de diálogo, um tempo de falar mais, de não se acostumar com o que sempre foi feito do mesmo jeito, de propor o novo. Mesmo que pensemos de modo diferente, vamos conversar! Só vamos avançar de verdade se dermos as mãos e não soltarmos as mãos uns dos outros”.
Ele ainda fez um chamado à comunidade dos educadores de Valinhos para que a busca das soluções seja construída coletivamente. “A educação de Valinhos tem jeito? A resposta está nas minhas mãos e nas mãos de cada um de vocês”, frisou.
O secretário também anunciou que, nas próximas semanas, a sede administrativa da Secretaria de Educação será transferida para o prédio localizado na esquina da Avenida 11 de Agosto com a Rua Francisco Glicério, na região central. “Vamos atender com mais qualidade e dar um espaço mais adequado aos nossos servidores e a toda população”, destacou.
*Ouça as entrevistas do secretário de Educação André Amaral e do prefeito Franklin Duarte de Lima
Motivação e autoconhecimento
O evento de acolhida aos profissionais da educação contou ainda com uma palestra de Ana Reisky, educadora, escritora, contadora de histórias e especialista em Logoterapia. A partir da pergunta provocadora “como eu estou vivendo?”, a palestrante apresentou aos presentes a necessidade de uma postura aberta diante das circunstâncias da vida, colocando em cada um a possibilidade de tomar decisões acolhedoras.
Ela ainda destacou que, a partir da teoria de Victor Frankl, saciar a busca por um sentido para a vida passa pela realização de três tipos de valores: os criativos (baseados no criar processos e executá-los), os de experiência (a partir dos encontros com pessoas, ambientes e situações) e os atitudinais (baseados na conduta de cada um diante das situações do cotidiano).
A partir do mantra “quem não acolhe, encolhe”, Ana concluiu a palestra oferecendo três atitudes diárias para nutrir a busca de cada um pelo sentido da existência: agradecer, acolher e autotranscender (sair de si e ir ao encontro do outro).
O secretário-adjunto de educação, Alceu Petenuci Jr., destacou a importância do evento para motivar os educadores nesse início das atividades. “Estamos vivendo um novo tempo na Educação de Valinhos. Um novo tempo se faz com ações. E as ações dependem das pessoas. Esperamos que essa acolhida nos abra horizontes para construirmos juntos uma realidade que faça Valinhos voltar a ser referência na área educacional”, concluiu.